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Aeronáutica pede exclusividade para Copa em novo terminal de Viracopos

A Aeronáutica solicitou à concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), exclusividade em posições de estacionamento de aviões de voos internacionais da Copa do Mundo no pátio do novo terminal de passageiros, com inauguração prevista para o começo de junho. A informação foi confirmada pelo presidente da Aeroportos Brasil, Luiz Alberto Küster, por meio da assessoria de imprensa, mas segundo ele o pedido do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ainda está em análise. O órgão coordena as rotas aéreas no país para o campeonato.
A ideia, de acordo com a concessionária, é usar a expansão do aeroporto de Viracopos como ponto estratégico para "desafogar" as operações de outros aeródromos no estado de São Paulo e Rio de Janeiro em voos internacionais fretados e de autoridades, além das sete seleções que já confirmaram Campinas para os deslocamentos aéreos entre as cidades-sede. A delegação da Costa do Marfim desembarca no Brasil por Viracopos em 6 de junho, Japão no dia 7, Argélia e Rússia, 8, e Portugal, 11.
A previsão é que as seleções de Nigéria e Honduras cheguem ao país por outro local. Contudo, os voos para as partidas da Copa do Mundo serão feitos pelo terminal aéreo do interior de São Paulo. No total, serão 42 voos domésticos das seleções durante a fase de grupos e 10 internacionais por Campinas. Portugal e Nigéria escolheram o município como cidade-sede. Já a Costa do Marfim ficará emÁguas de Lindóia (SP), Japão e Rússia em Itu(SP), Argélia em Sorocaba (SP) e Honduras em Porto Feliz (SP).
Para que o novo terminal ficasse exclusivo para os voos da Copa, a concessionária explica que a única mudança do que já estava previsto no cronograma seria em relação às operações da TAP Portugal, única companhia aérea que atualmente possui voos internacionais regulares em Campinas. A empresa inauguraria no dia 3 de junho o novo terminal, mas, com a alteração, teria que continuar operando no terminal de passageiros, o mesmo usado para voos domésticos, durante o campeonato, antes de ser transferida para o novo espaço. O remanejamento não está definido. A proposta será apresentada à TAP nesta semana, segundo a concesisonária
Pelo planejamento atual da Aeroportos Brasil, o píer A do aeroporto de Campinas terá 37 posições para estacionamento de aeronaves grandes, como o Airbus 380, mas a Aeronáutica solicitou remanejamento para que o pátio do novo terminal ofereça 77 posições com espaço menor, mas com capacidade para 55 aeronaves da aviação geral e outros 22 para os voos charters, que abrangem as seleções e as delegações que trarão mantimentos e outros materiais para o campeonato.
Atraso e possibilidade de multa
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciaram neste domingo (11) uma vistoria no aeroporto de Campinas para verificar quais itens do primeiro ciclo de contrato de concessão foram concluídos e questões operacionais do novo terminal de passageiros. Pelo contrato, a primeira etapa de ampliação precisaria estar operacional neste domingo, mas inspeções recentes da Anac indicaram que Viracopos não entregaria o projeto na data prevista. Na semana passada, a concessionária também admitiu o atraso.
A inspeção deve durar pelo menos até segunda-feira (12). Depois disso, será produzido um relatório de fiscalização com a análise da situação de Viracopos. O descumprimento dos prazos estipulados em contrato com o governo federal em 2012 resultará em aplicação de penalidades pela Anac. A multa máxima pode chegar a R$ 170 milhões  e mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso, mas depende do que for citado no relatório.
A agência e a concessionária esclarecem que a transição das operações para o novo terminal de Campinas será feita de forma gradativa para não haver impactos operacionais durante o período da Copa do Mundo. Segundo a Aeroportos Brasil, a obra do prédio (com três píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano) está 92% concluída, dos pátios de aeronaves (com 3,5 mil m² e 37 novas posições), 97%, edifício-garagem (4 mil), 95%, adequações nas pistas de pousos e taxiamento, 100%. A Anac fala em pouco mais de 90% de conclusão das obras, de forma geral.
Obras interditadas
O píer A do novo terminal do Aeroporto de Viracopos, previsto para ser utilizado pelas seleções e autoridades durante a Copa do Mundo, também teve as obras parcialmente interditadas na sexta-feira (9) pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O órgão apontou excesso de atividades no mesmo ambiente e risco para os funcionários, segundo a assessoria do Ministério Público do Trabalho (MPT). Sete seleções vão utilizar Viracopos para os deslocamentos entre as cidades-sede.
Apesar de admitir "pequeno" atraso nas obras, a concessionária garantiu o uso da nova estrutura durante o Mundial. Para solicitar a desinterdição das atividades, o consórcio responsável pelas obras deve regularizar as questões apontadas pelos fiscais e formalizar o pedido de desinterdição ao Cerest. Por meio de nota, o Consórcio Construtor de Viracopos (CCV), disse que "todas as adequações necessárias serão imediatamente efetuadas". Ainda de acordo com as empresas responsáveis pela construção, todas as normas de segurança exigidas pelas leis são cumpridas.

As informações são"http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/05/aeronautica-pede-exclusividade-para-copa-do-mundo-em-novo-terminal-do-aeroporto-internacional-de-viracopos-em-campinas.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

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