Grupo12Aérea

TAM é condenada a indenizar passageiros por overbooking em vôo internacional

A Segunda Câmara Extraordinária de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento a recurso de apelação cível interposto pela "Tam Linhas Aéreas S/A" e manteve decisão de primeiro grau, que a condenou a indenizar dois passageiros pela prática de overbooking em vôo internacional. 

Caso – Os autores – dois passageiros – foram impedidos de viajar entre as cidades de Miami, nos Estados Unidos, e São Paulo, em razão de overbooking – a venda superior de bilhetes ao número de assentos da aeronave. 

O overbooking obrigou os passageiros a permanecer um dia a mais nos Estados Unidos, todavia, eles não foram assistidos pela companhia aérea. A bagagem dos passageiros, por outro lado, foi embarcada para o Brasil e foi apreendida na alfândega. 

A TAM arguiu, em sede de contestação, que não transportou os passageiros diante de requisição das autoridades norte-americanas para transportar pessoas deportadas ao Brasil, o que impediu o embarque dos autores/recorridos. 

A ação foi julgada procedente pelo juízo da Segunda Vara Cível do Fórum de Jabaquara (São Paulo), que condenou a empresa aérea ao pagamento de indenização, no valor de R$ 2,6 mil, a cada um dos passageiros, a título de reparação por danos morais. Irresignada, a TAM recorreu ao TJ/SP. 

Apelação – Relator da matéria, o desembargador Heraldo de Oliveira não acolheu o recurso da companhia aérea, destacando que além da prática de overbooking, os passageiros ficaram desassistidos pela empresa aérea. 

Consignou o julgador em seu voto: “Ao não permitir o embarque, cabia à requerida providenciar novo voo. Caso não fosse possível o embarque imediato, deveria providenciar acomodação aos passageiros em hotel e alimentação, assim como deveria ter mantido sob sua guarda a bagagem, que já havia sido despachada, e somente com a chegada dos proprietários das malas é que poderia ter sido feita sua liberação”. 


As informações são"".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.