Está em fase de testes, no Aeroporto de Palmas, no Tocantis, o Sistema ELO, um conector climatizado (finger) que leva o passageiro da sala de embarque até o avião com acessibilidade, conforto e segurança. E o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, vai receber o equipamento, assim que for aprovado o projeto-piloto, de acordo com ofício recebido da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O documento contemplando Joinville é a resposta de um pedido encaminhado pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, ao tomar conhecimento do investimento da Infraero no sistema, anunciado no final do ano passado.
De acordo com a Infraero, o ELO é uma solução tecnológica inovadora desenvolvida em parceria com a empresa Ortobras (tecnologia nacional) para facilitar a locomoção dos clientes dos aeroportos. É formado por corredores que ligam o terminal de passageiros ao avião, no mesmo nível do solo. Esses conectores contam com escada e elevadores para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As estruturas são móveis e, por isso, permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.
As informações são"
http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=consumidor&id=17394".Sempre é citado o link de referência.