Grupo12Aérea

Primeira espaçonave particular deve ser lançada neste sábado


Depois de vários adiamentos, a nave privada Dragon deve decolar neste sábado rumo à ISS (Estação Espacial Internacional). Se tudo der certo, na terça-feira ela entrará para a história como o primeiro veículo de uma empresa particular a se acoplar à estação.

A nave vai decolar da base da Nasa em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), levada por um foguete Falcon 9.

Como se trata de um voo de teste, a pequena cápsula carregará apenas carga considerada não essencial. Serão quase 500 kg de material como suprimentos adicionais de comida e água e alguns experimentos científicos de baixa complexidade.

Até agora, somente espaçonaves pertencentes a agências espaciais visitaram o complexo flutuante na órbita baixa da Terra. Mas mudanças estruturais --e de orçamento-- na Nasa estão promovendo uma espécie de terceirização dessa atividade.

A agência agora quer concentrar seus esforços de desenvolvimento em missões complexas, como uma visita a Marte ou a um asteroide. E, por isso, está transferindo dinheiro e tecnologia para que empresas americanas façam esse trabalho mais "simples" de levar cargas à ISS.

A enxurrada de projetos que querem abocanhar uma fatia do bilionário orçamento da Nasa já é considerada uma nova corrida espacial.

Por enquanto, a californiana SpaceX, fabricante da Dragon, sai na frente. A empresa tem contrato de US$ 1,6 bilhão para 12 voos de transporte até a ISS. A atual missão não está incluída entre eles, pois ainda é um teste.

Antes de receber autorização para se acoplar à ISS, a Dragon vai passar por testes já no espaço. A junção das duas naves é complexa e uma eventual falha pode pôr em risco a vida dos astronautas e das instalações de mais de US$ 100 bilhões.

Na segunda-feira, terceiro dia de viagem, a Dragon vai se aproximar e voar próxima à estação. Se liberada, ela completará a acoplagem no dia seguinte. Pelo cronograma, caberá ao astronauta americano Don Pettit manobrar o braço mecânico da ISS que "puxará" a cápsula.

A Dragon deve permanecer na ISS até junho, quando voltará à Terra trazendo cerca de 600 kg. As naves cargueiras em uso hoje não retornam com material ao planeta. Segundo a Nasa, o fato de a Dragon fazer isso permitirá economizar com a "reciclagem" de equipamento.

A missão marcará o retorno das naves americanas ao espaço. Desde meados do ano passado, com a aposentadoria dos ônibus espaciais, os EUA não têm veículos espaciais próprios.

A SpaceX tem planos de, no futuro, usar a Dragon também para o transporte de astronautas.


As informações são"Jornal Floripa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.