Grupo12Horas.Aérea

TAM desativa frota regional da Pantanal e corta cinco destinos

Apenas uma de seis cidades atendidas pela empresa antes da aquisição pela TAM ainda recebe voos da Pantanal a partir de São Paulo

A TAM encerrou nesta quinta-feira a operação de voos regionais pela Pantanal Linhas Aéreas, empresa adquirida pelo grupo em dezembro de 2009. As três aeronaves ATR-42, com capacidade para transportar 45 passageiros, foram desativadas. A companhia continuará a operar com seis aeronaves Airbus de grande porte.

Ao desativar as aeronaves regionais, a TAM também decidiu deixar de voar para cinco cidades do interior com a Pantanal: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Juiz de Fora e Uberaba. A empresa diz, em comunicado, que os passageiros desses destinos ainda podem contar com o serviço da TAM e da Trip, empresa que negocia a venda de ações à TAM.

"Em busca de oferecer serviços de mais qualidade e reg ularidade aos clientes, a companhia optou por concentrar desde já a operação dentro dos padrões da TAM", disse a empresa.

Cada vez menos regional
A Pantanal ainda consta na lista de membros da Associação das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar). Mas, desde que foi adquirida pela TAM, a Pantanal tem perdido seu "DNA" regional. Atualmente, a empresa oferece voos para 17 cidades, mas apenas três delas não são capitais.

Antes de a TAM comprar a companhia, ela voava a partir do aeroporto de Congonhas, no centro de São Paulo, para seis cidades do interior: Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília, em São Paulo, Juiz de Fora (MG) e Maringá (PR). A partir desta quinta-feira, apenas Bauru continuará a ser atendida pela empresa.

Com a compra da Pantanal, a TAM incorporou 133 slots (horários de pouso ou decolagem) em Congonhas, o mais rentável do país. A empresa passou a usar o espaço no aeroporto para voar para destinos mais rentá veis, como a ponte aérea Rio-São Paulo.

No início de 2010, a TAM anunciou que deveria renovar a frota da empresa e chegou a cotar jatos da Embraer, com 100 a 150 assentos. Em entrevista ao iG em julho do ano passado, o presidente da companhia, Líbano Barroso, disse que a TAM deveria encomendar em 2010 entre 15 e 20 aeronaves para a Pantanal. Até o momento, a TAM não definiu um plano de frota para a empresa.

A expectativa no mercado é que a TAM, no futuro, deixe de utilizar a marca Pantanal e incorpore os voos da empresas à malha da TAM. A companhia, no entanto, afirma que continuará a operar a bandeira.

As negociações da TAM para comprar 31% do capital da Trip, anunciadas em março deste ano, devem prejudicar ainda mais o futuro da marca Pantanal. A tendência é que a Trip seja escolhida para representar o grupo TAM na aviação regional.

No setor aéreo, há um consenso de que, mais do que as rotas para o interior, a aquisição da Pantanal foi relevante par a a TAM pela sua posição em Congonhas. De fato, um ano e meio depois, os slots foram mantidos, mas a malha perdeu o viés regional.

Fonte/Via:Portal IG, por Marina Gazzoni
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Priscilla Campos

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.