Grupo12Horas.Aérea

Empresas aéreas terão que dividir balcões de check-in no fim do ano

BRASILIA. Na tentativa de suprir parte da deficiência da infraestrutura aeroportuária, o governo decidiu que nas férias de fim de ano as companhias aéreas terão que adotar o uso compartilhado dos balcões de check-in e dos terminais de autoatendimento (totens) nos principais terminais do país, estudo antecipado pelo GLOBO em maio.

Também será implantado, em agosto, um projeto-piloto em Brasília e Guarulhos para que o próprio passageiro possa, pelo totem, fazer todo o procedimento de embarque sozinho: check-in, verificar passaporte, identificação digital, emitir e colar a etiqueta na bagagem e despachá-la na esteira.

As novidades foram comunicadas ontem às empresas aéreas numa reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e outras autoridades cio setor. A ideia do uso compartilhado é aproveitar melhor espaços ociosos e reduzir filas. Atualmente, as companhias têm contratos com a lnfraero para utilização dos espaços.


- Esse é um benefício que começará em dezembro e janeiro, período de maior movimento, e ficará como um serviço do aeroporto - afirmou Bittencourt.

Já o projeto-piloto de autoatendimento completo será desenvolvido em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Para isso, a entidade já está fazendo um levantamento em Guarulhos e Brasília para medir o nível de serviço, como o tempo de espera no check-in, nos raios X, para entrar no avião, para receber a bagagem, na Receita Federal e na Polícia Federal. Com base na experiência internacional, serão fixados padrões a serem perseguidos nos terminais escolhidos.

A medida exige a parceira de todos os órgãos que atuam nos aeroportos e das companhias aéreas. Dando certo, será amp liada para Galeão (Tom Jobim), Santos Dumont, Congonhas e Confins-Belo Horizonte.- Especialistas do setor estão identificando todas as melhores práticas, todos os procedimentos que devemos fazer no sentido de melhorar a capacidade dos aeroportos - afirmou o ministro.

Também participaram da reunião ontem o presidente interino da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Pellegrino, e representantes da Infraero e da Aeronáutica, além de executivos das empresas aéreas. Bittencourt disse que pretende realizar encontros periódicos com todos os envolvidos para discutir soluções para o setor.

Fonte/Via: O Globo, por Geralda Doca
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.