Grupo12Horas.Aérea

'Concorde' caiu por culpa de companhia americana

A companhia aérea norte-americana Continental Airlines foi ontem condenada ao pagamento de 1,2 milhões de euros, depois de ter sido considerada responsável pela queda do Concorde, da Air France, a 25 de Julho de 2000. O tribunal considerou que houve "homicídio involuntário", depois da investigação ter dado como provado que foi uma tira de metal caída de um dos seus aviões que desencadeou o acidente de Paris, no qual morreram 113 pessoas (quatro no solo).
Do montante que deverá ser desembolsado, 200 mil euros dizem respeito à multa devida pela responsabilidade penal. O restante valor deverá ser pago como indemnização à Air France: 500 mil euros por "danos morais" e outros 500 mil por "prejudicar a imagem" da companhia francesa - que pedia 15 milhões de euros. A Continental Airlines já anunciou que vai recorrer da sentença do tribunal de Pontoise, no Norte de Paris, considerando que esta resulta de um julgamento "absurdo".
"Descrever a lamela de metal como a causa do acidente, e a Continental e um dos seus funcionários como os únicos culpados, mostra a determinação das autoridades francesas de desviar a atenção e a responsabilidade da Air France, que pertencia ao Estado no momento do acidente", refere o comunicado da companhia norte-americana. Esta sempre negou responsabilidades, alegando que o Concorde se incendiou antes de passar por cima do metal.
No banco dos réus sentavam-se também dois funcionários da Continental Airlines e três antigos responsáveis da aeronáutica francesa. Apenas o mecânico John Taylor, de 42 anos, foi condenado a uma pena suspensa de 15 meses de prisão. Foi ele que instalou mal a peça defeituosa no avião da companhia americana. Segundo o tribunal, o mecânico não devia ter usado peças de titânio para fazer as reparações no DC-10, porque se sabia que o metal era perigoso para os pneus dos aviões, devendo ter optado por um metal mais maleável, como o alumínio.
"Estou chocado com este veredicto", disse à CNN o advogado de Taylor, François Esclatine. "Ainda não tive hipótese de falar com o meu cliente, mas vou dizer-lhe que deve apelar do veredicto", acrescentou. O chefe de Taylor, Stanley Ford (71 anos), foi inocentado, assim como o antigo director do programa Concorde na Aérospatiale, Henri Perrier (81 anos), o seu colaborador Jacques Hérubel (75 anos) e um ex-dirigente da Direcção-Geral da Aviação Civil, Claude Frantzen (73 anos). Estes seriam responsáveis pela segurança do Concorde, assim como pela autorização de voo.
O fabricante do aparelho da Air France, a EADS, também foi considerado parcialmente culpado, tendo sido condenado a pagar 30% das indemnizações às famílias. Estas, no valor total de cem milhões de euros, foram pagas pelas companhia francesa e pelas seguradoras menos de um ano após o acidente. A Air France pode agora pedir parte do reembolso.
Os familiares dos cem passageiros (na maioria alemães que iam embarcar num cruzeiro) estiveram ausentes do julgamento, que decorreu entre Fevereiro e Maio. Segundo a AFP, apenas as famílias das quatro vítimas no solo (trabalhadores do hotel sobre o qual o voo AF 4590 caiu) e dos nove membros da tripulação (todos franceses) testemunharam.
Três anos após este acidente, o Concorde deixou de voar, não sendo já economicamente viável.


Via:Diário de Notícias - Lisboa

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.