Grupo12Horas.Aérea

Anac aumenta fiscalização em aeroportos para festas de fim de ano


Diferentemente do que o Jornal Nacional informou na terça-feira, Leônidas Cristino, do PSB do Ceará, assumirá a Secretaria Especial de Portos e não o Ministério de Portos e Aeroportos. A gestão dos aeroportos continuará com o Ministério da Defesa.
Às vésperas do feriado de Natal, os aeroviários e aeronautas ainda não chegaram a um acordo salarial com as empresas aéreas.
Antes mesmo do embarque os passageiros já estão cansados de tanto esperar: “Muita paciência, se não tiver não aguenta ficar aqui não”, diz a aposentada Eliane Dutra.
Segundo integrantes do governo de transição, com o risco de caos aéreo, a presidente eleita Dilma Rousseff desistiu de dar à Secretaria de Portos o controle dos aeroportos. Os aeroportos continuam sob o comando do Ministério da Defesa, para não arriscar uma mudança logo agora no fim de ano, quando o movimento aumenta muito.
De acordo com a Aeronáutica, o número de controladores de voo é de 12% a 15% maior do que no mesmo período do ano passado. A Infraero também reforçou a equipe: treinou novos funcionários e remanejou os recém-chegados para trabalhar nos saguões dos aeroportos, ajudar os passageiros, tirar dúvidas e dar informações.
“A Infraero contratou 922 novos empregados que trabalharão em regime de escala para garantir a operação dos aeroportos no Natal e no Ano Novo”, explica o superintendente regional da Infraero, Aroldo Novak.
Trabalho, pelo jeito, não vai faltar. Passageiros reclamam da infraestrutura dos aeroportos: “Eu acho um absurdo. Um país como o nosso que quer sitiar a Copa do Mundo numa situação dessa aqui”, diz a psicóloga Eline Veiga.
As principais reclamações: filas e atrasos dos voos. “Todo ano é a mesma coisa. Você paga pelo serviço. A gente não tem culpa”, diz a técnico judiciário Ana Paula Catibe.
Alguns passageiros conseguem relaxar, outros se irritam com a confusão. Os aeroviários ameaçam começar uma greve na quinta-feira, pedindo reajuste de salário. Na terça-feira, houve reunião entre patrões e empregados, mas nada de acordo.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não acredita que vai haver uma grande paralisação. Mas já orientou os passageiros a só sair de casa depois de ligar para a companhia aérea e checar se está tudo certo com o vôo: “O passageiro deve se informar, deve procurar se informar antes de sair de casa, se tem algum movimento de greve significativo e se realmente os voos estão sendo impedidos de decolar. O reforço houve nas fiscalizações da Anac, no pessoal da Infraero e em todo o contingente de polícia estadual foi acionado para garantir que quem queira trabalhar possa trabalhar”, diz a presidente da Anac, Solange Vieira.
O presidente Lula defendeu o direito de greve, mas disse que as negociações deveriam ter sido feitas antes, não agora, quando muitos brasileiros vão viajar de avião pela primeira vez. Ele afirmou que empresas e funcionários têm que ceder, para não abusar da paciência dos passageiros: “O que não pode é, nem os empresários nem os trabalhadores, terem qualquer atitude de irresponsabilidade e permitir que o povo brasileiro, na véspera do Natal, sofra os atos inconsequentes de uma não negociação”, disse o presidente.
Nesta quarta-feira, os aeroportos registraram média de mais de 30% de atraso nos voos, tanto domésticos (33,6%) como internacionais (34,9%). No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o índice foi de 50,8%.


Via:pe360graus.com

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.