Grupo12Horas.Aérea

Dilma pode criar secretaria para o setor aéreo

A equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff, que trabalha na transição de governo está costurando um novo modelo de administração do setor aéreo. Uma das ideias é tirar a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dos domínios do Ministério da Defesa. Elas passariam a responder à Secretaria Especial de transporte Aéreo, com status de ministério, subordinada diretamente à Presidência da República.
A nova secretaria teria a missão de traçar políticas e acelerar obras e soluções para o setor aéreo.
Seria uma medida de choque para tirar do marasmo as obras para a Copa do Mundo de 2014. Dos 12 aeroportos nas cidades sedes da Copa, apenas três estão em obras. O restante ainda está em fase de projeto ou licitação. Na avaliação de especialistas, a situação atual dos aeroportos brasileiros beira o caos.
- A criação de uma Secretaria Especial pode ser feita por medida provisória (MP) logo no início de janeiro - afirmou uma fonte.
Na proposta em estudo, a Infraero continuaria respondendo pelas reformas nos aeroportos, mas também passaria por mudanças para ter uma atuação mais profissional. Para isso, uma das ideias é alterar o estatuto e permitir a vinda de executivos do mercado, ganhando salários acima dos que são pagos atualmente pela estatal.

Ministro do TCU defende ajustes imediatos.Para apressar as obras, também seria colocada em prática a concessão de tratamento diferenciado às contratações da Infraero, como ocorre com a Petrobras (dispensada das amarras da lei 8.666). Há consenso de que, sem mexer na Infraero, as obras não ficarão prontas a tempo dos jogos.
Durante a campanha presidencial, Dilma disse estar incomodada com a situação dos aeroportos. As alternativas serão apresentadas nas próximas semanas. Já o controle de tráfego aéreo continuaria com a Aeronáutica, dada a falta de mão de obra especializada e recursos para montar uma estrutura à parte. Há ainda uma avaliação de que é uma área complicada, com riscos de paralisações, o que serve de justificativa para que a atividade permaneça com os militares.

O relator-geral das obras para a Copa no TCU, ministro Valmir Campelo, defendeu a realização de ajustes imediatos para que o país consiga fazer as obras necessárias ao evento, não só nos aeroportos e vias de acesso, mas também nos estádios: - Vejo com bons olhos esse novo modelo, porque visa à melhoria do atendimento, e o maior beneficiário somos nós, a sociedade.



Fonte: Agência T1

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.