Os aeroportos brasileiros estão entre os que mais registram crescimento de número de passageiros no mundo. O Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registrou a segunda maior alta do mundo em 2009. Entre os 25 que mais cresceram no planeta estão ainda o de Brasília (Juscelino Kubitschek), Belo Horizonte (Tancredo Neves-Confins) e Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães). Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) saltou da 62ª posição entre os maiores do mundo em 2008 para ser hoje o 54º maior aeroporto em fluxo de passageiros.
Os dados são do Conselho Internacional de Aeroportos, que divulgou um mapeamento completo de 1.350 aeroportos pelo mundo. Enquanto a crise mundial fez o tráfico internacional de passageiros cair em 2% em 2009, a entidade constatou que aeroportos de países emergentes continuam em plena expansão. Os dados, porém, mostram que investimentos são necessários para que esses países continuem a dar conta do novo fluxo de pessoas e manter os serviços funcionando. O conselho alerta que, com a explosão de usuário e sem nova infraestrutura, a tendência é mesmo a de acumular problemas.
O governo federal já anunciou que vai gastar R$ 6 bi para renovar e ampliar 16 aeroportos pelo País. Nas doze cidades que receberão jogos da Copa, os investimentos serão de R$ 5,5 bilhões. Mas os números mostram que a necessidade de investimentos é urgente. O Santos Dumont registrou alta em apenas doze meses de 40,6% no fluxo de passageiros, num total de 5,1 milhões de pessoas passando por seus terminais. Só o aeroporto de Istambul (Ataturk), com 52% de crescimento e 6,6 milhões de passageiros, superou essa marca.
No caso de Belo Horizonte, o fluxo de passageiros cresceu 16,6% em apenas um ano. Em 2009, com 5,8 milhões de passageiros, o local foi o que teve o 17º maior crescimento do mundo. Por sua vez, o aeroporto de Brasília também teve uma expansão de 16,1%, chegando a 12,6 milhões de pessoas. O de Salvador foi o 20º que mais cresceu no mundo, com uma expansão de 15,9% e 7,7 milhões de passageiros em 2009.
Cumbica não está entre os 25 que mais cresceram. Mas deu um salto importante. Passou da 62ª posição entre os maiores do mundo para a 54ª, em apenas um ano. Em 2007, o Aeroporto Internacional de São Paulo era apenas o 65º maior do mundo. No ano passado, terminou registrando um fluxo de 22,3 milhões de pessoas.
Fonte:Tribuna do Norte - Natal via AE
Aeroportos do Brasil estão entre os que mais crescem
About Grupo12Horas.Aérea -
Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.