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Após confusão, Anac faz vistoria em aeroportos do Rio e SP

Após ter fim a confusão com voos da Gol, que sofreram atrasos e cancelamentos durante alguns dias, a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, iniciou nesta quinta-feira vistoria em aeroportos do Rio.

Pela manhã, esteve no Santos Dumont e no Tom Jobim, onde afirmou que os voos da companhia voltaram a padrões aceitáveis.

-A situação hoje está dentro da normalidade - afirmou Solange, acrescentando que foi confirmada a alegação da Gol de falha no software de escalas, e que problema semelhante foi identtificado na WebJet no mesmo fim de semana.

Bolg da Míriam: Multas não garantem ressarcimento dos prejudicados

A iniciativa ocorre depois de a agência ter sido criticada por especialistas do setor aéreo que consideram insuficiente seu poder de fogo na fiscalização no setor. Diante das denúncias de abuso na jornada de trabalho dos funcionários das companhias aéreas, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que vai reforçar a fiscalização no setor aéreo .

Enquete: Você acha que a Anac é eficiente na fiscalização de aeroportos

O diretor de Relações Institucionais da Gol, Alberto Fajerman, que acompanhou o trabalho de fiscalização, disse que a companhia não vai recorrer da multa de R$ 2 milhões aplicada pela Anac .

Em comunicado, a empresa pediu desculpas aos clientes. "Mais do que nos desculpar pelo que passou, assumimos o compromisso de que redobraremos nossos esforços para retribuir a confiança de nossos clientes", informou a Gol.

Solange começou a vistoria pelo Santos Dumont, onde não foram constatados cancelamentos. O Tom Jobim, até o horário da fiscalização, contabilizava três dos 57 voos suspensos.

A diretora-presidente da agência embarca no voo 1385 da Gol rumo a São Paulo, onde continuará a rotina de vistorias nos aeroportos de Congonhas e Cumbica. Mais tarde, viaja para Buenos Aires, para discutir a ampliação da oferta de voos para a Argentina.

Procon-RJ notifica Gol
Nesta quinta-feira, o Procon-RJ informou que também notificou a Gol por causa dos atrasos e cancelamentos de vôos. A companhia aérea tem dez dias para informar à entidade as causas dos atrasos e cancelamentos, o número de consumidores afetados e quais procedimentos foram adotados pela empresa para reparar os danos causados. Caso não responda à notificação, a multa pode variar de 200 a três milhões de UFIRs.

Webjet também recebe multa por atraso em voos
A Anac informou nesta quinta-feira que a companhia aérea Webjet foi multada em R$ 600 mil por atraso em voos no último fim de semana. Segundo a agência, não houve cancelamento de voos, mas os passageiros da Webjet foram realocados em aeronaves de outra companhia. A multa aplicada pela Anac, em caso de atraso ou cancelamento de voos, varia de R$ 4 mil a R$ 10 mil, por ocorrência e por passageiro. Pelas novas regras de aviação civil, é de 30 minutos a tolerância para atrasos em partidas.

A Anac informou também que as multas aplicadas às companhias aéreas - incuindo a de R$ 2 milhões destinada à Gol na última quarta-feira - poderão aumentar de valor caso outras ocorrências venham a acontecer.

Fonte:Waleska Borges, O Globo

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