Grupo12Horas.Aérea

Leilão da Pantanal, que só despertou interesse da TAM, é suspenso pelo STJ

A companhia aérea TAM foi a única a se habilitar para o leilão da empresa Pantanal Linhas Aéreas, que aconteceria nesta quinta-feira, em São Paulo. O leilão foi suspenso pela Vara de Falências de Recuperações Judiciais da capital, com base em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que devolveu à agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o direito de redistribuir os 61 slots (autorizações de pouso e decolagem) da Pantanal. Os slots foram inseridos como ativos na venda da companhia à TAM, da mesma forma como foi feito quando a Varig foi vendida à Gol, em março de 2007.

Em agosto último, a Anac havia informado que redistribuiria inicialmente 95 slots em Congonhas, sendo 61 da Pantanal. Porém, só faria a redistribuição a empresas interessadas quando tivesse uma decisão sobre a liminar obtida pela Pantanal na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo, que impedia a Anac de realocar estes 61 slots. Na terça-feira, o STJ concedeu decisão favorável à Anac.

O advogado Thomas Müller, que representa a Pantanal, entrou com um pedido no STJ para derrubar a decisão que favorece a Anac. Segundo ele, a suspensão do leilão marcado para o dia 10 de dezembro em São Paulo foi uma decisão da própria Vara de Falências, já que não haveria sentido realizar a venda sem um dos principais ativos, que seriam os slots da Pantanal.

- Há alguns meses a Anac tomou uma decisão administrativa de retomar os slots da Pantanal. Na época, o juízo da recuperação judicial tornou a retomada dos slots indisponível. A Anac entrou com três agravos de instrumento sem sucesso. Mas valeu-se de uma regra sutil da legislação e ajuizou uma medida chamada suspensão de liminar por sentença, cuja decisão é dada pelo STJ, que deferiu a favor da Anac. Como o leilão está centrado em ativos da Pantanal e esses ativos incluem os slots, o leilão ficou prejudicado. Com isso, o juízo suspendeu o leilão. Recorremos ao STJ com um agravo regimentar para tentar derrubar a decisão favorável à Anac - diz o advogado.

Segundo ele, a decisão do STJ tem um impacto negativo nas operações da empresa, já que toda a programação de venda da Pantanal à TAM previa o pagamento de R$ 38 milhões (lance mínimo para arremate da empresa), 48 horas após a realização do leilão. O dinheiro serviria para pagamento de rescisões trabalhistas e pagamento de credores.

- Tudo estava desenhado com base no leilão que seria realizado na quinta-feira. Na segunda-feira, os 245 funcionários receberiam as rescisões, os fornecedores começariam a ser pagos. A Pantanal já iniciou o processo de devolução de dois de seus quatro aviões. A TAM absorveria os ativos da Pantanal, que incluem os slots. Na recuperação judicial, estes são ativos da empresa. Já a marca Pantanal permaneceria com os atuais donos, a holding Socram, que é liderada pelo empresário Marcos Sampaio Ferreira e se tornaria uma empresa de leasing de aviões. Mas tudo fica comprometido e a decisão pode até mesmo decretar a falência da Pantanal - diz o advogado.

A Anac informou que os slots são direitos de uso das companhias aéreas, que devem cumprir índices de 80% regularidade para mantê-los. No caso da Pantanal, os índices de regularidade foram inferiores a 80% em um período de 90 dias, o que faz com que os slots sejam devolvidos e redistribuídos. A Trip Linhas Aéreas tentou uma aproximação com a Pantanal para negociações que incluíam arredamento de aviões e depois um acordo de compartilhamento de aeronaves. Mas nada foi adiante. Segundo o advogado da Pantanal, outras empresas, como a OceanAir também tentaram negociar com a companhia aérea


FONTE:Erica Ribeiro OGlobo

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.