Missões de resgate com helicópteros tripulados em guerras podem estar com os dias contados. Criado nos EUA, um novo sistema é capaz de fazer estas aeronaves voarem sozinhas, sem que ninguém precise estar a bordo no comando - como drones.
Batizada de AACUS, a nova tecnologia consiste num grupo de sensores ligados a um software que permite a pilotagem remota de helicópteros por meio de um tablet. Criado pela empresa americana Near Earth Autonomy, o novo sistema já está sendo testado pelaMarinha dos EUA.
"O que nós temos aqui é algo para o futuro que pode ser muito, muito importante para nossa missão", afirmou sobre o sistema Matthew Klunder, chefe de pesquisa naval da Marinha americana.
Como funciona
Na prática, o AACUS usa sensores instalados no helicóptero para escanear e localizar distâncias e obstáculos no terreno. Com estas informações, o sistema é capaz de identificar as áreas próprias e impróprias para pouso - por exemplo.
A entrega de suprimentos para tropas que passem por necessidade é uma das utilidades para uma tecnologia deste tipo. Outro uso pode ser o resgate de soldados feridos em zonas de conflito, sem que para isso seja preciso arriscar a vida de um piloto.
Uma das vantagens do AACUS é sua interface simples, que permite que militares estejam aptos a operar o sistema após rápidas sessões de treinamento.
No vídeo a seguir (está em inglês), marines relatam que aprenderam a usar os comandos básicos da ferramenta em cerca de 10 minutos.
As informações são"http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/novo-sistema-transforma-helicopteros-comuns-em-drones".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.