Grupo12Aérea

MH370: busca deve ser a mais cara da história da aviação

A busca pelo avião da Malaysian Airlines desaparecido há um mês deve custar centenas de milhões de dólares, tornando-se a mais cara operação desse tipo na história da aviação, com a participação de aviões, navios, submarinos e satélites de 26 países.
Estimativas compiladas pela Reuters mostram que pelo menos 44 milhões de dólares já foram gastos na mobilização de embarcações e aeronaves militares por parte da Austrália, China, EUA e Vietnã, no oceano Índico e no mar do Sul da China.

A cifra se baseia em estatísticas relativas ao custo por hora de vários equipamentos, avaliações de analistas de defesa e custos divulgados pelo Pentágono.

O valor do primeiro mês de buscas já é praticamente idêntico ao valor oficialmente gasto --em vários meses dispersos ao longo de dois anos-- nas buscas pelo avião da Air France que caiu no Atlântico na rota Rio-Paris, em 2009.

Mas especialistas em resgates dizem que a conta total daquela operação pode ter sido três ou quatro vezes superior à cifra oficial, de modo que uma extrapolação para o caso do voo MH370 indica um valor na casa das centenas de milhões de dólares.

A estimativa de 44 milhões no caso do avião malaio não inclui equipamentos oferecidos por países como Grã-Bretanha, França, Nova Zelândia e Coreia do Sul, nem custos como aviões civis, acomodação para centenas de pessoas envolvidas nas buscas e a remuneração de analistas de inteligência no mundo todo.

Angus Houston, diretor da agência australiana que coordena as buscas, disse na sexta-feira que apresentará posteriormente uma estimativa total de custos. "É bastante dinheiro", antecipou.

Mas os primeiros-ministros da Austrália, Tony Abbott, e da Malásia, Najib Razak, dizem repetidamente que o custo não é um problema. No entanto, Abbott insinuou que a Austrália --país mais onerado, por ser o mais próximo da área de buscas-- pode passar a fatura adiante.


"É simplesmente razoável que arquemos com este custo, trata-se de um ato de cidadania internacional", disse o premiê na semana passada. "Em algum momento, pode haver a necessidade de uma prestação de contas, mas estamos satisfeitos em termos a maior utilidade possível para todos os países interessados nisso."

Uma fonte do governo da Malásia disse, sob anonimato, que as buscas pelo voo MH370 podem custar pelo menos o dobro do que a operação para a recuperação da caixa-preta do AF447.

Até agora, a Austrália bancou cerca de metade do custo, mantendo aeronaves e embarcações mobilizadas há três semanas. Só a operação do seu navio HMAS Success custa cerca de 550 mil dólares australianos (511 mil dólares norte-americanos) por dia, segundo cifras dos militares do país.

Na escala de gastos, China e EUA vêm em seguida.



As informações são"http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/mh370-busca-deve-ser-a-mais-cara-da-historia-da-aviacao,ddbff68d15d35410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.