Grupo12Aérea

ILS começa a operar e ampliação de aeroporto é anunciada em Uberlândia

Foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza o funcionamento do Instrument Landing System (ILS) no aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia. O equipamento permite que aterrissagens sejam feitas mesmo com baixa visibilidade. Além da publicação, foi anunciado pelo Município e pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) um investimento de mais de R$ 500 mil para a ampliação do aeroporto.
O ILS foi prometido para a cidade em 2007 e deveria estar operando desde meados do ano seguinte, mas somente em 2011 começou a ser instalado. “Senti que tirei um ‘avião das costas’. Foram cinco anos de luta e trabalho envolvendo o ILS de Uberlândia. Hoje é um dia que entra para a história. Não foi fácil, mas o problema foi solucionado”, disse o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy.
Segundo Sérgio Kennedy a expectativa é que, com o ILS funcionando, resolva 80% dos problemas envolvendo o fechamento do aeroporto. Dados da Infraero apontam que nos quatro primeiros meses de 2013, devido ao tempo ruim e consequentemente a falta de funcionamento do equipamento, o aeroporto de Uberlândia ficou fechado 62 vezes. De 2010 até 2012, foram 701 ocorrências. Neste ano, o número já acusava três em janeiro.
O ILS só foi possível, de acordo com Sérgio Kennedy, devido ao envolvimento do Município, da imprensa e de organizações como Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e dos grupos Martins e Algar. “A vitória é de todos e a ‘novela’ finalmente teve fim”, afirmou.
A Aciub ingressou na luta pelo ILS em 2005, quando a associação ainda era presidida por Rosalina Vilela. O G1 tentou contato com a ex-presidente, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem conversou com o atual presidente da Aciub, Rogério Nery, que afirmou que uma cidade como Uberlândia, com números de passageiros que só tende a crescer, não poderia, nem pode oferecer nenhum tipo de insegurança. “Quando o avião não tem como decolar nem pousar há uma perda econômica muito grande. Esse trabalho que a Aciub fez foi simplesmente enxergar que um dia isso se faria necessário. Não sabíamos que demandaria tanto tempo, trabalho, recursos e tanta gente”, disse.
Ampliação do Aeroporto
Um investimento de mais de R$ 500 mil foi anunciado durante esta tarde em uma coletiva realizada na Prefeitura Municipal com o Executivo, representantes do Legislativo, empresários, Infraero e imprensa.
Na ocasião, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, assinou um decreto doando duas áreas do Município (área 2 e 3) para a Infraero. A doação é de mais de 337 mil metros quadrados e será utilizada para nas obras de ampliação do Aeroporto da Cidade. “Hoje é um dia especial, pois fazer essa doação significa garantir que Uberlândia continue empreendendo e trazendo investimentos. A Prefeitura e Infraero fizeram, cada uma, a parte delas. Depois vamos juntas com o setor empresarial para que ele também possa dar a contribuição nesse grande processo”, relatou o prefeito.
Gilmar Machado acrescentou que com essas mudanças Uberlândia vai ter o maior aeroporto do interior e possibilitar de ter voos internacionais saindo da nossa cidade.
Segundo o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy, a ideia é desenvolver todo o conjunto para ampliação do sítio aeroportuário - parte de terminal de passageiros, logística de carga aérea e infraestrutura necessária para operação das aeronaves. “Essa doação da Prefeitura é essencial para o estudo do sítio aeroportuário, bem como a ocupação. As áreas serão utilizadas para ampliação da pista e implementação da logística de carga aérea. “Hoje o aeroporto de Uberlândia não têm o terminal de logística e mesmo assim fazemos o aproveitamento das aeronaves. Só no ano passado conseguimos 18 toneladas de carga. Com o projeto executado, esse número pode saltar para 12 mil toneladas”, comentou.
O aeroporto de Uberlândia também pode contar a integração dos transportes ferroviários, rodoviários e aéreos. “A ideia é a fazer a interligação dos três modelos”, garantiu Sérgio Kennedy.

As informações são"http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/02/ils-comeca-operar-e-ampliacao-de-aeroporto-e-anunciada-em-uberlandia.html".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.