Grupo12Aérea

Falha tecnica leva a queda do avião Embraer-120 na Lunda - Norte

Uma falha técnica, num dos motores, forçou a tripulação do avião de passageiros “Embraer-120” (de fabrico brasileiro) pertencente a companhia aérea privada Guicango, a efectuar nesta terça-feira, 25/02, por voltas das 10 horas, uma aterragem de emergência num terreno baldio – como ilustra a imagem – nos arredores do aeródromo do Lucapa, província da Lunda Norte. 

Sem causar  vítimas humanas, a pequena aeronave que trazia um total de 17 pessoas a bordo, dentre os quais 14 passageiros e três tripulantes, havia partido do terminal de voos domésticos do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, tendo como destino a cidade diamantífera do Dundo.   

Sabe-se que durante à aterragem de emergência (que aconteceu a 150 quilómetros do destino final, Dundo), o avião “Embraer-120” da Guicango perdeu as duas asas, devido o forte embate, causando assim repugnância entre os 14 passageiros, que saíram (por um triz) ilesos.  

O Club-K soube através de uma fonte do corpo de bombeiros que, antes do sucedido, os pilotos desta companhia aérea haviam suspeitado de uma falha na aeronave. “Ao aperceberem-se da possibilidade de o avião não chegar ao destino, o comandante do voo teve de forçar a aterragem nesse terreno baldio, no município do Lucapa”, revelou.

Por outro, um dos pilotos da aeronave, Henrique Afonso, justificou  que o mau estado do pavimento esteve na origem do acidente. O mesmo contou que estavam a aterrar numa pista molhada, pois nesse dia 25/02, havia chovido durante a noite. 

Importa enfatizar que está não é a primeira que um avião da companhia Guicango efectuar uma aterragem de género. No dia 31 de Janeiro de 2010, um avião Yakovlev Yak-40, prefixo D2-FES, da Guicango, realizou uma aterrissagem de emergência “de barriga” no Aeroporto de Luanda, sem, contudo, causar vítimas entre os passageiros e a tripulação.

A aeronave era proveniente da província de Cabinda e transportava 34 passageiros e três tripulantes de nacionalidade russa, país de fabricação da aeronave que, às 15:13 enfrentou problemas mecânicos para descer os trens de pouso para efetuar um contato normal com a pista.

Com sede em Luanda, rua do aeroporto, Air Guicango – que já é certificada (há escassos anos) pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) – operava simplesmente com dois aviões brasileiros do tipo “Embraer-120” nas cidades do Dundo (Lunda-Norte), Cabinda e Soyo (Zaire).

Sabe-se que inicialmente fazia as rotas para o Kuito (Bié), Uíge, Malange, Saurimo (Lunda Sul), Ondjiva (Cunene) e Lubango (Huíla), bem como nas localidades de Cafunfo, Nzanji, Lucapa, Dundo e Luzamba (Lunda-Norte).


As informações são"http://www.angonoticias.com/Artigos/item/41686/falha-tecnica-leva-a-queda-do-aviao-embraer-120-na-lunda-norte".Sempre é citado o link de referência. The information is "" Is always quoted the reference link.

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.