Grupo12Aérea

Quem foi Alberto Santos Dumont? #Aviação

O brasileiro Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação. Ele ganhou esse título porque construiu o 14-Bis, primeira aeronave com motor e hélice que voou por uma distância de 60 m (a 3 m de altura do chão) na França, em 23 de outubro de 1906.

O inventor nasceu na fazenda de seus pais, onde hoje é a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873. Desde a infância, gostava de Matemática e de aprender sobre as máquinas da propriedade da família. Percebendo o gosto do filho, o pai o incentivou a estudar Física, Química, mecânica e eletricidade.
Em 1892, mudou-se para a França para concluir os estudos. Seis anos depois, fez seu primeiro voo em um balão alugado. Em 20 de setembro de 1898, construiu balão que voava mais rápido e podia ser controlado; o invento ganhou o nome de dirigível.
Com o passar dos anos, criou mais balões e aeroplanos (tipo de avião) e venceu competições de voos, faturando vários prêmios. O feito com o 14-Bis, por exemplo, rendeu-lhe a Taça Archdeacon, na França.
Depois da conquista, o aviador continuou aperfeiçoando as invenções, até realizar o último voo em 18 de setembro de 1909. Em 1910 fechou sua oficina por problemas de saúde e, em 1915, retornou ao Brasil. No mesmo ano, participou de um congresso defendendo o uso do avião como forma de facilitar o relacionamento entre os países.
Quando descobriu que a invenção estava sendo usada na guerra, Santos Dumont ficou triste. Em janeiro de 1926 procurou a Liga das Nações para impedir esse tipo de uso, mas o apelo não funcionou. Foi quando sua saúde piorou. Ele morreu aos 59 anos, em 1932.
Saiba mais
Existe uma cratera na lua chamada Santos Dumont em homenagem ao inventor. Recebeu este nome em 20 de julho de 1973, quando o aviador completaria 100 anos.
Com 4,8 m de altura e 10 m de comprimento, o 14-Bis atingia cerca de 30 km/h.
Outros inventores
Os brasileiros consideram Santos Dumont o inventor do avião. No entanto, há outros que disputam o título de terem feito o primeiro voo da história. Mas a resposta depende de como definimos o primeiro avião.
O aeroplano 14-Bis foi a primeira aeronave movida a motor e hélice, que voou em 1906. Antes, porém, os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright já tinham realizado voo em uma máquina arremessada por meio de uma catapulta. Para comprovar o sucesso da invenção, apresentaram, em 1908, o avião chamado Flyer e fotos do voo, afirmando que teriam sido tiradas em 1903, dois anos antes do 14-Bis.
Outro país que entra na disputa é a França, com a invenção de Clément Ader, que voou em sua criação em 1890 e pensou no termo avion. Entretanto, um grupo do exército francês, responsável por monitorar as experiências do voo, afirmou que o aparelho não tirou as rodas do chão.
Apesar de cada um defender seu país, o importante mesmo é que o trabalho de todos foi muito importante para a criação do avião que conhecemos hoje.
Gustavo Aparecido de Barros, 10 anos, de Santo André, aprendeu sobre Santos Dumont nas aulas de História. “Não sei se foi ele quem inventou o avião, mas fez um dos primeiros modelos”, conta o garoto, que tem curiosidade em saber mais sobre a vida do brasileiro. Apesar de curtir aviação, Gustavo ainda não teve oportunidade de voar. “Tenho muita vontade. Acho que o mais legal é observar a vista da janela. Dizem que é muito bonita.”
Consultoria de Jaime Silva, historiador do Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro.

As informações são"Diário do Grande ABC por Caroline Ropero ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.