Grupo12Aérea

Biocombustível paulista abastecerá aviação #Biocombustível #Aviação

Duas empresas de bioenergia instaladas no Interior Paulista estão perto de produzir combustível para a aviação civil tendo a cana-de-açúcar como matéria-prima. A Amyris, instalada em Brotas, perto de Bauru, desde dezembro de 2012 utiliza o caldo de cana e linhagens de leveduras geneticamente modificadas para produzir o farneseno, uma substância que depois de um processo de hidrogenação se transforma no bioquerosene. Trata-se de um produto líquido feito a partir do caldo de cana com o uso de linhagens de leveduras Saccharomyces cerevisiae. Esses microrganismos transformados atuam no processo de fermentação e levam à produção do farneseno, e não do etanol. A partir desse produto será possível, por processos de refino específicos, fabricar tanto o bioquerosene como produtos para a indústria química ou, ainda, o diesel que foi o primeiro alvo da empresa no Brasil.
Bioquerosene
A outra empresa é a Solazyme instalada desde 2011 em Orindiúva, na região de São José do Rio Preto, num acordo comercial com a Bunge. Ela utiliza algas e caldo de cana para produzir um óleo primordial que, depois de um processo de craqueamento semelhante ao do petróleo, é transformado em bioquerosene com as mesmas especificações do querosene usado em aeronaves.
Pesquisa
Essas informações estão na edição de julho da Revista Pesquisa, da Fapesp (Fundação para o Amparo da Pesquisa no Estado de São Paulo), que acaba de ser publicada. Amyris e Solazyme fizeram parte de um grupo de 33 parceiros, entre empresas e instituições de pesquisa, que participaram do estudo “Plano de voo para biocombustíveis de aviação no Brasil”, patrocinado pela Embraer e pela Boeing, financiado pela Fapesp e coordenado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Tendência
De acordo com a revista Pesquisa da Fapesp, a aviação comercial deverá reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2050 em relação ao que foi emitido pelos motores de aviões em 2005. Para isso, um grande esforço de pesquisa e desenvolvimento está sendo feito em vários países por instituições e empresas no sentido de alcançar um querosene não mais produzido de petróleo, mas de origem renovável, que lance menos gases nocivos na atmosfera. O bioquerosene tem grandes chances de levar o Brasil a novamente se tornar um centro de referência mundial importante para o desenvolvimento e produção de um biocombustível como foi com o álcool e o biodiesel, diz a reportagem.
Peixe ‘paulistinha’
Como curiosidade científica, a revista da Fapesp traz também matéria sobre o ‘paulistinha’, um peixe ornamental asiático de apenas cinco centímetros de comprimento, que começa a ajudar os pesquisadores brasileiros a identificar alterações bioquímicas que atingem o cérebro em algumas doenças neurológicas como a epilepsia e também a testar compostos candidatos a medicamentos. Usado no exterior para o estudo do desenvolvimento de vertebrados, o zebrafish, como é conhecido por lá, passou a ser adotado nas pesquisas em neurociências há cerca de uma década - e só mais recentemente no Brasil. “Em alguns testes, o zebrafish pode funcionar como uma alternativa ao uso de roedores”, afirma o biólogo Denis Rosemberg, da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), de Santa Catarina.
Hepatite
28 de julho é o Dia Mundial da Hepatite, no calendário da ONU (Organização das Nações Unidas). A hepatite é grandemente desconhecida e uma ameaça à saúde em muitas regiões do mundo. Há cerca de 390 milhões de pessoas com infecção crônica de hepatite tipos B e C no planeta. Muitas pessoas não apresentam sintomas durante anos e até décadas. Cerca de 1 milhão de pessoas morrem por ano em consequência deste vírus, em geral de cirrose ou câncer do fígado. O objetivo da data é fortalecer a conscientização sobre a prevenção, detecção e controle.
De vento em popa
Com maior frequência, há cerca de um ano a imprensa paulistana vem enfatizando o crescimento da economia no Interior Paulista. Esta semana, entre outras reportagens, destacam-se “Capital da aviação, São José dos Campos cresce com empuxo da Embraer” (Folha de S. Paulo, 10/7) e “Trem ligará capital a Sorocaba em 50 minutos” (O Estado de S. Paulo, 12/7).
Breves
– Deputados estaduais paulistas mobilizam-se contra alíquotas diferenciadas do ICMS nos Estados. O objetivo é a unificação para acabar com a guerra fiscal.
– A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo planeja começar a pagar recompensas por informações que ajudem a prender criminosos no Estado.
– Com menos dinheiro e o povo nas ruas, prefeituras apertam o cinto. A de Sorocaba anunciou reforma na gestão que vai economizar R$ 103 milhões até 2016.  

As informações são"Wilson Marini Da APJ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.