A fabricante de aviões Embraer anunciou nesta segunda-feira (17) uma nova linha mais eficiente de jatos comerciais, avançando em um segmento no qual a rival canadense Bombardier apostou com seu novo CSeries.
A Embraer afirmou que planeja investir US$ 1,7 bilhão nos próximos oito anos para reformular sua linha de aviões E-Jets com novas asas, sistemas eletrônicos atualizados e novos motores.
A companhia brasileira planeja adicionar três fileiras de assentos ao maior jato, o E-195, e uma linha cadeiras no E-175, disse um porta-voz da empresa. A segunda geração de E-Jets não vai incluir o menor modelo atual, o E-170.
O principal avião, o E-190, será o primeiro da próxima geração com os novos recursos. Segundo a Embraer, os jatos da nova geração terão economia de 16% a 23% no consumo de combustível por assento em relação aos modelos atuais. A empresa também disse que os preços da nova família de aviões são cerca de 15% mais caros que os modelos atuais.
Os motores mais eficientes podem ajudar a Embraer a manter a sua recém conquistada liderança no segmento de 70 a 120 assentos, afastando novos concorrentes como o jato regional da japonesa Mitsubishi, e mantendo a pressão sobre a rival canadense Bombardier.
ENCOMENDAS
Com o anúncio da nova família de jatos, a Embraer disse que a americana Skywest vai adquirir 100 aviões E-175 e que a empresa tem opções para 100 unidades adicionais. Além disso, a fabricante assinou carta de intenção com a ILFC para a venda de 25 aviões E-190, 25 unidades do E-195 e opções para mais 50 E-Jets.

A Bombardier, que competiu durante décadas com a Embraer no segmento de jatos regionais, tem como foco os CSeries de 110 a 130 lugares, mas contabiliza apenas 177 encomendas.
A nova versão do maior jato comercial da Embraer, o E-195, terá capacidade para 118 passageiros em duas classes.
DEMANDA
Em meio ao anúncio da nova linha de aeronaves, a Embraer disse que projeta uma demanda de 6.400 jatos comerciais com capacidade de até 130 lugares ao longo das próximas duas décadas.
A fabricante afirmou deter 42% do segmento e disse que conta, atualmente, com mais de 1.200 encomendas.
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