A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o pedido feito pela empresa Azul Linhas Aéreas para retirada de dois voos, que realizavam o trecho Bauru-Marília foi aprovado pelo órgão. A medida passa a vigorar hoje nas duas cidades. A alteração engloba os voos que partiam de Marília às 8h45 e no sentido contrário às 20h15.
Com a alteração, a cidade passa a contar com as opções partindo de Marília para Bauru de segunda a sexta às 5h e de domingo a sexta às 18h42. No sentido Bauru-Marília, as opções são às 9h de segunda a sexta, 22h30 de domingo a sexta e aos sábados às 10h18.
Os outros três horários partindo de Marília com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, estão mantidos.
A assessoria de imprensa da Azul informou que estes voos saíram da malha, pois essa é uma readequação comum na aviação. Porém a imprensa ressaltou que a companhia não deixou de ter voos para esses mercados, deixando várias opções aos usuários.
O último mês foi marcado por remanejamentos na malha aérea da cidade, no início de novembro a empresa Trip Linhas Aéreas retirou suas atividades na cidade, em decorrência de um acordo de compartilhamento de voos com a empresa Azul. Com a iniciativa, Marília deixou de contar com opção aérea para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas informaram que estão reavaliando sua malha aérea na cidade de Marília, por isso a retirada das operações.
A decisão de retirada de voos ocorreu mesmo após o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) informar que o aeroporto Frank Miloye Milenkovich registrou crescimento de 70% no fluxo de passageiros este ano. Segundo os dados, o aeroporto de Marília é segundo no ranking em crescimento entre os que operam com aviação regular da rede do Daesp. De janeiro a outubro de 2012, foram recebidos 80.550 passageiros, entre embarque e desembarque. No mesmo período de 2011, o aeroporto registrou 47.286 usuários, crescimento de 70% de um ano para outro.
O professor universitário Willian Rocha, 35, constuma viajar toda semana para São Paulo a trabalho e critica a saída de voos da cidade. “Está atrapalhando muito a retirada de voos, pois os horários são ruins e temos que pousar em Campinas. Toda retirada de voos é prejudicial para a cidade, mesmo para distâncias mais curtas”, afirma Rocha.
As informações são"Diario de marilia".Sempre é citado o link de referência.