O ano não está nada tranquilo para a companhia de bandeira espanhola. A Ibéria ainda é a primeira operadora de mercado entre a Europa e a América Latina, mas outras empresas européias estão aumentando sua capacidade neste corredor aéreo enquanto as próprias latino americanas estão se fortalecendo, comprovam os últimos resultados do tráfego aéreo internacional.
Com resultados não tão positivos e a redução da oferta por parte da Ibéria, a liderança da companhia espanhola está em risco. Um outro problema, porém, chama de forma mais acentuada a situação, é a posição do International Airlines Group que surgiu de sua fusão com a British Airways. Os resultados do terceiro trimestre serão apresentados dia 9 de novembro e tudo indica que eles serão bem aquém do esperado.
“Temos um problema”, confirma Willie Walsh, principal executivo britânico. E ele parece mesmo convergir para o projeto da filial low cost Ibéria Express que foi lançada neste ano e que já contabiliza perdas consideráveis, cerca de um milhão e meio de euros diários durante todo o primeiro semestre. Os números vermelhos deverão somar quase 300 milhões de euros até o final do ano.
Uma ameaça à saúde financeira do grupo, consideram os analistas, especialmente com o acumulado desde a decisão da Ibéria em montar a empresa para fazer frente às low-cost e que tem uma série de ações judiciais ainda não perfeitamente resolvidas nos tribunais. O conflito parece estar imerso em um verdadeiro tobogã.
A Iberia Express até agora não demonstrou o acerto de sua montagem, na estrutura continua com os gigantescos custos operacionais da matriz e questões trabalhistas em vários níveis, especialmente com os pilotos.. Sua frota é de apenas 14 aviões antigos e com sobrecusto de combustível e manutenção, c a rentabilidade não está compatível. O comando da IAG já teria apelado ao governo central com o Ministério do Fomento, para a tentativa de recompor uma situação que está chegando aos níveis de turbulência interna.
As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza