Grupo12Aérea

Turkish Airlines sai de prejuízo para lucro com aumento das receitas mais forte que tráfego

A Turkish Airlines, que é uma das companhias europeias em mais forte crescimento, incluindo o tráfego de e para Lisboa, conseguiu no primeiro semestre aliar aumento de receitas e de rentabilidade e sair de um prejuízo de 544 milhões de liras turcas (cerca de 237,5 milhões de euros) na primeira metade de 2011 para um lucro de 164 milhões de liras (cerca de 71,6 milhões de euros) este ano.


No primeiro semestre
Turkish Airlines sai de prejuízo para lucro
com aumento das receitas mais forte que tráfego
A Turkish Airlines, que é uma das companhias europeias em mais forte crescimento, incluindo o tráfego de e para Lisboa, conseguiu no primeiro semestre aliar aumento de receitas e de rentabilidade e sair de um prejuízo de 544 milhões de liras turcas (cerca de 237,5 milhões de euros) na primeira metade de 2011 para um lucro de 164 milhões de liras (cerca de 71,6 milhões de euros) este ano.
Uma informação da companhia à Bolsa de Istambul indica que as receitas cresceram 36%, para 6,7 mil milhões de liras (cerca de 2,9 mil milhões de euros), um montante que quando comparado com o primeiro semestre de 2010 mostra um crescimento supera os 70%.
O que tem mais impacto ao nível dos resultados é, porém, que a Turkish teve o crescimento dos proveitos em 36% face a aumentos de 19% em capacidade (medida em ASK = lugares x quilómetros percorridos), 24% em tráfego (medido em RPK = passageiros x quilómetros percorridos) e 20% em passageiros embarcados, para 18 milhões, o que aponta para um significativo aumento do yield (preço médio que cada passageiro pagou por quilómetro voado) e da receita unitária (receita média por cada lugar voado um quilómetro), o que, no entanto, não é possível verificar porque a companhia não especifica a evolução das receitas de passagens.
Certo é, no entanto, que teve uma significativa subida da taxa de ocupação dos voos, que aumentou 5,7 pontos, para 75,2%, e que o tráfego de conexão no seu hub de Istambul deu uma contribuição significativa, pois, como indica, o número de passageiros em conexão de voos internacionais para voos internacionais representou 39% do total, mais quatro pontos que no primeiro semestre de 2011.
Na informação à Bolsa de Istambul, a Turkish indica ainda que o lucro operacional no segundo trimestre atingiu 271 milhões de liras (cerca de 118,3 milhões de euros), o que lhe permitiu anular o prejuízo dos primeiros três meses e apresentar um lucro operacional de 52 milhões no conjunto do primeiro semestre (cerca de 22,7 milhões de euros), quando há um ano tivera um prejuízo de 348 milhões, designadamente pelo impacto da subida do custo do combustível (mais 264 milhões de liras).
A Turkish, que foi considerada a melhor companhia aérea da Europa em 2011 nos prémios Skytrax, especifica que nos primeiros seis meses expandiu a sua rede de destinos para 157, mais oito que há um ano, e aumentou a sua frota em 19 aviões, para 194, 151 dos quais de médio curso (narrow body), 37 de longo curso (wide body) e seis cargueiros.
Em Portugal, onde a Turkish é a única companhia a operar voos de e para a Turquia, com ligações entre Istambul e Lisboa, nas quais tem code-share com a TAP, que é sua parceira na Star Alliance, o crescimento do número de passageiros foi mais forte que na média da rede, tendo atingido 52% no primeiro semestre, com um total de 35.748 em 318 voos (chegadas e partidas), +37,1% que há um ano.
Em Julho, porém, o crescimento abrandou para 13,3% (8.037 passageiros), até porque fez menos voos que no mês homólogo de 2011 (-3,1%, para 62), o que fez com que o aumento médio nos sete meses desde o início de 2012 tenha abrandado para 43% (43.785 passageiros) com idêntico abrandamento a expansão do número de ligações (+28,4%, para 380 voos).


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.