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SAE BRASIL AeroDesign terá aviões que transportam água, madeira e bolas

Os aviões rádio controlados que os estudantes de engenharia constroem neste momento para disputar a Competição SAE BRASIL AeroDesign terão de transportar água, madeira ou bolinhas de tênis conforme a categoria. Este é o novo desafio lançado pela 14ª edição da competição, agendada para 1º a 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.



A competição aeronáutica contabiliza 98 equipes inscritas (97 em 2011), seis delas estrangeiras: 1 do Canadá, 1 dos EUA, 3 do México e 1 da Venezuela. As 92 equipes brasileiras são de 16 Estados, mais o Distrito Federal (ver lista). A competição tem três categorias: Classe Regular (73 equipes inscritas), Classe Advanced (6) e Classe Micro (19).
Para participarem, as 98 equipes – reúnem quase 1,4 mil participantes entre estudantes, professores orientadores e pilotos – foram desafiadas a projetar e construir aviões rádio controlados, como projeto extracurricular nas 70 instituições de ensino superior onde estudam.

Novidades

Pelo novo regulamento, os aviões da Classe Regular deverão carregar madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada largamente utilizada na fabricação de móveis). No caso da Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem da aeronave. As aeronaves da Classe Micro deverão transportar como carga bolinhas de tênis. Antes o peso carregado nas três categorias era de barras de chumbo ou aço, materiais consideravelmente mais densos.
Na Classe Advanced, a água transportada pela aeronave deverá ser drenada após cada voo, com o tempo de drenagem cronometrado, e a massa da água transportada determinada para fins de pontuação. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3). Em 2011, a cilindrada máxima ficava entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3).
Já na Classe Regular os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em relação a 2011, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém compartimentos de carga maiores. Os aviões da categoria deverão decolar em uma distância máxima de 50m.
Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar num compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. As aeronaves deverão ser lançadas à mão. Os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³. Nesta categoria é obrigatório o uso de motores elétricos.

Avanços

Com as mudanças no Regulamento, as aeronaves serão menores se comparado com as projetadas em 2011 porém devido principalmente aos compartimentos de carga maiores haverá maior uso de materiais leves. A expectativa também é de novas soluções aerodinâmicas para maximização da carga transportada. Para a Classe Advanced, nova bonificação incentivará o uso de tecnologia embarcada para acompanhar o tempo de voo e medir outros parâmetros, como velocidade, altitude de voo e acelerações.

Provas

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2013, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: seis primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.




As informações são" Bagarai".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz

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