Para ocupar o lugar da Aerosur, com recuperação e aumento de frota, mais a incorporação dos trabalhadores da empresa, o investidor norteamericano William Petty, associado ao sócio uruguaio Alberto Dalba, confirmam o interesse em aplicar US$ 20 milhões tirando a empresa da atual situação técnica e comercial determinada pela quebra fraudulenta.
“Estamos dispostos a investir esta quantia que teríamos para uma pré-solução da Aerosur em uma outra empresa aérea boliviana. Em 60 dias definiremos qual será a empresa”, anunciaram em comunicado.
Mesmo que nem todos os trabalhadores venham a ser contratados de imediato, o representante dos mesmos junto à AeroSur Santa Cruz, Gonzalo Urquidi, indicou que a classe que representa decidiu somar esforços neste projeto por considera-lo sério e correspondente. Falta agora a tramitação junto à Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DGAC) e também das autoridades do serviço de Regulamento e Fiscaluização dos Transportes (ATT) para que o processo possa avançar.
Na semana passada, o diretor da ATT, Clifford Paravini havia recusado um terceiro plano de salvação para a AeroSur com o argumento de que o investimento comprometido anunciado pelos sócios Petty e Dalba não seria sustentável para uma operação imediata gerencial e operacional e que o melhor seria realmente a criação de uma nova empresa – para a qual prevê a outorga de licença em quatro meses.
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