Unknown

Sem enfrentar TAM e Gol, Azul se consolida como 3ª maior do País


Apostar em campanhas diretas com os consumidores e evitar enfrentar diretamente a concorrência fizeram com que em apenas quatro anos a Azul Linhas Aéreas se tornasse a terceira maior do País. Fundada em 2008 pelo empresário David Neeleman - também criador da aérea americana JetBlue -, a empresa nasceu com a intenção de ficar perto dos consumidores. Desde o nome - escolhido por meio de sugestões de futuros clientes - até as últimas iniciativas, como desconto para quem consumir lanche no McDonald's, levaram a empresa a ser eleita em 2011 como uma das mais inovadoras do mundo e do Brasil pela revista americana FastCompany.
 
Nesta semana, em uma operação bem mais corriqueira, a Azul anunciou fusão com a concorrente Trip, criando a Azul Trip S.A. Com a operação, a empresa eleva sua participação no mercado doméstico de 10% para 14%, consolidando-se na terceira posição. As principais concorrentes, TAM e Gol, detêm aproximadamente 40% cada uma. Como parte das estratégias para crescer, além da fusão, a Azul optou nos últimos anos a não "bater de frente" com as líderes.
 
Assim, passou a operar em aeroportos e rotas "menos interessantes" para as outras operadoras, segundo o professor Mauricio Canêdo, do Centro de Economia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV). Canêdo lembra que esse perfil também é seguido pela Trip. As companhias operam, por exemplo, em aeroportos menos concorridos como o de Campinas (SP), Marília (SP), Ilhéus (BA) e Uberlândia (MG).
 
Outros dois fatores que explicam a rápida ascensão da Azul envolvem a conjuntura econômica e a própria criação da empresa. Em dezembro de 2008, quando a companhia passou a operar seus dois primeiros voos - Campinas-Salvador e Campinas-Porto Alegre -, 4,4 milhões de pessoas viajaram dentro do País. Já em dezembro de 2011, o número saltou para 7,4 milhões, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No mesmo período, a participação de mercado da empresa pulou de 0,03% para 9,77%. "É natural que uma empresa nova seja mais agressiva e cresça mais rápido que as outras dentro do mercado", diz Canêdo.
 
Mantendo o perfil criativo, recentemente, a companhia lançou um curso específico para formar pilotos e comissários, o Academia de Serviços Azul (ASA) e uma campanha na qual os clientes poderiam enviar fotos de viagens para serem publicadas na página oficial da aérea no Facebook. Na época, a empresa disse que a campanha "Você Faz Parte da História da Azul?" queria contar a história da marca por meio da experiência dos consumidores.
 
No entanto, nem todas as frentes criativas saíram do papel. No início de maio, a Azul anunciou testes, após anos de atraso, para usar televisões com transmissões ao vivo das redes abertas nacionais em suas aeronaves. A expectativa da empresa é que até o fim de junho deste ano 38 jatos tenham monitores individuais para exibir programas, via satélites, sem custo adicional para os passageiros. O serviço havia sido prometido por Neeleman no lançamento da empresa, mas foi preciso desenvolver uma antena compacta para as aeronaves captarem os sinais de TV - o que atrasou esse lançamento.
 
Confira os números da fusão
- A união das companhias aéreas Azul e Trip dará origem a um grupo com receita de R$ 4,2 bilhões em 2012
- A holding passará a ter cerca de 14% do mercado doméstico
- A Azul Trip S.A. nasce com 8,7 mil funcionários operando para 96 destinos com 112 aviões, sendo 62 da Embraer e 50 turboélices da ATR
- Serão 837 voos diários e 316 diferentes rotas 
- As sinergias com a fusão de Azul e Trip não foram divulgadas pelos seus principais executivos, que descartaram demissões de tripulantes e funcionários de solo
- O acordo entre as duas empresas não envolve desembolso de dinheiro. Os atuais sócios da Azul terão 66% da holding e o restante ficará com os acionistas da Trip.


As informações são"Tribuna da Bahia".Sempre é citado o link de referência.

Unknown

About Unknown -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.