Grupo12Aérea

Novo aeroporto internacional vai ser dos maiores de África

A construção e a entrada em operação do novo aeroporto internacional de Luanda constituem um grande desafio para todo o sector aéreo angolano, afirmou o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.
Falando aos trabalhadores da Empresa Nacional de Exploração e Navegação Aérea (ENANA), do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) e do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (GPIAA), no âmbito do ciclo de seminários “Empresas Felizes”, o ministro dos Transportes esclareceu que o novo aeroporto está projectado para ser um dos maiores de África, estando a conclusão da primeira fase de construção aprazada ainda para este ano.
“Nos últimos três anos, o sector aéreo em Angola tem conhecido uma grande evolução. Enfrentámos, no passado, situações muito difíceis. É com agrado que podemos hoje constatar que ultrapassámos momentos críticos, embora ainda persistam desafios muito importantes”, disse Augusto Tomás. Entre os ganhos conseguidos no subsector aéreo, o ministro dos Transportes destacou a reabilitação e modernização de cerca de uma dezena de aeroportos, incluindo intervenções em pistas, aerogares e equipamentos de navegação aérea. 
“Até ao final do ano, vamos elevar para cerca de 15 o número de aeroportos completamente remodelados, incluindo dois aeroportos internacionais, o de Luanda e o da Catumbela”, sublinhou.
O investimento no subsector aéreo, de acordo com Augusto Tomás, orçou em centenas de milhões de dólares, e, no âmbito da nova estrutura orgânica do Ministério dos Transportes, foi criado o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (GPIAA), “uma área de enorme exigência técnica”, realçou.
O ministro dos Transportes informou que está em curso na ENANA um programa de refundação que pretende mudar radicalmente a empresa, conferindo-lhe modernidade, solidez e sustentabilidade. 
Sobre este programa, realçou a existência de seis eixos estratégicos, nomeadamente, o incremento de uma gestão segmentada da rede aeroportuária, a adequação do modelo de financiamento, a optimização do desempenho operacional e comercial, a revisão organizativa e viabilização do quadro de pessoal, a modernização dos processos e do modelo de gestão e a autonomização do controlo de tráfego aéreo.
Em relação ao INAVIC, o titular da pasta dos Transportes afirmou que, além da concretização da reestruturação orgânica e funcional, o grande desafio é a conformidade plena com os padrões internacionais.
 “Queremos que o nosso país mereça confiança plena das instituições aeronáuticas internacionais, designadamente a ICAO, a IATA e o Comité de Segurança Aérea da União Europeia”, concluiu o ministro Augusto Tomás.


As informações são"Jornal de Angola".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.