Grupo12Aérea

Treinamento em Viracopos simula acidente aéreo com 40 vítimas

Utilizando uma aeronave turbo hélice usada em voos regulares, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi palco na manhã desta quarta-feira (7) de uma simulação de um acidente aéreo. Com a participação de 14 órgãos municipais, estaduais e federais, foi simulado no pátio do terminal de cargas um acidente com 40 vítimas de uma aeronave que pegou fogo e teve o trem de pouso danificado.

Após a chegada do avião com as vítimas, entraram em ação os primeiros atendimentos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Foi jogado água sobre a aeronave e os passageiros começaram a receber os primeiros socorros de 50 voluntários treinados pelo próprio aeroporto, que estavam divididos em grupos de sete, sendo quatro maqueiros, dois socorristas e um líder, que orientava a equipe.
Enquanto era dado o primeiro atendimento, cinco ambulâncias do Samu, duas da Infraero, uma dos Bombeiros e o helicóptero Águia da Polícia Militar chegavam para encaminhar os feridos até cinco hospitais da região: Pronto Socorro São José, Hospital das Clínicas da Unicamp, Celso Pierro da PUC-Campinas, Mário Gatti e Ouro Verde. Para chegar o mais perto do real, todas as vítimas do treinamento foram levadas realmente aos hospitais.
Segundo Carlos Alberto Alcântara, superintendente da Infraero, mais de cem pessoas de fora do aeroporto foram acionadas e atenderam diversas ocorrências como fraturas, hemorragias e paradas cardíacas. Participaram do treinamento: Grupamento de Resgate Aéreo e de Urgência (Grau), Polícia Federal, 47º Batalhão da Polícia Militar, 11ª Brigada de Infantaria Leve, 9º Distrito Policial da Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Emdec (Estadual, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Setec (Serviços Técnicos Gerais), Defesa Civil, Rede Médica Hospitalar, Unicare Serviços Médicos, Serviço Aero-Tático (SAT), Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grupo Orbital e concessionária de rodovias Colinas.
Ainda de acordo com Alcântara, a participação da Defesa Civil é importante, já que a Infraero se responsabiliza pela coordenação dos acidentes em um raio de oito quilômetros do aeroporto, após este limite, quem assume é a Defesa Civil.
Acidente real
O último incidente registrado em Viracopos aconteceu em 2002, quando um avião da TAM pousou de barriga no aeroporto. Os procedimentos foram colocados em prática e não houve feridos.



As informações são" EPTV por Pedro Leão".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.