Grupo12Aérea

Simulação de acidente aéreo acontece no Aeroporto


O aeroporto de Aracaju recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, a simulação do Plano de Emergência em casos de acidentes aéreo realizado pela Infraero. A ação serviu como apoio para o treinamento do curso de formação de Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) e do Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC).
A ação que durou cerca de uma hora e meia, contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Cptran, SMTT, e viaturas da Infraero. O treinamento consistiu em simular uma situação real. De início, houve um princípio de incêndio, que foi controlado pelos Bombeiros. Após o incêndio ter sido controlado, as vítimas receberem os primeiros atendimentos realizados por equipes do Samu, ainda no local do acidente.
O voluntário Jackson Borges passou mal de verdade e foi atendido imediatamente
A simulação teve o objetivo de avaliar a eficácia do Plano de Emergência (Plem) do Aeroporto em casos de ocorrências reais, garantindo assim a máxima eficiência das operações de salvamento e contenção de danos.
De acordo com o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, a simulação foi a última etapa do Curso de Formação de Voluntários de Emergência.
“Procuramos fazer o mais próximo possível da realidade e a intenção é aferir a eficiência do Plano de Emergência para que tanto as equipes quanto a comunidade estejam preparadas em casos como esse. É importante que haja um direcionamento coordenado entre as equipes envolvidas para que o socorro às vítimas seja feito de forma mais eficaz possível”, explica o superintendente, ao acrescentar que cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas na simulação, que acontece anualmente.
Vítima real
Superintendente da  Infraero, Alberto Bitencourt
No momento da simulação, um fato inesperado ocorreu. É que um dos voluntários passou mal, tendo que ser socorrido pelas equipes do Samu, que estavam no local participando do treinamento. Após o corre-corre dos médicos, Jackson Borges foi atendido e se observou que foi apenas um mal estar momentâneo.
Samu
Duas ambulâncias de Suporte Básico foram disponibilizadas para o treinamento. Segundo a representante do Samu, Maria Sheila, o quantitativo reduzido de viaturas no local do treinamento, nada se compara ao total disponibilizado em situações reais.
“A gente está apenas com duas ambulâncias, porque é uma simulação, mas caso fosse real todas as equipes da capital seriam acionadas para atender as vítimas. Quanto ao tempo que se leva para tender uma pessoa, nesses casos, é muito relativo, pois de imediato se faz um primeiro atendimento para se avaliar quem necessita rapidamente ser socorrido, mas a ideia é ser feito o mais rápido possível”, pondera Sheila.


As informações são"Infonet".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.