Grupo12Aérea

Aeroviários e aeronautas protestam em Congonhas contra proposta de reajuste


Aeroviários e aeronautas fazem ato nesta terça-feira (8), a partir das 9h, no saguão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pela campanha salarial unificada das categorias e em protesto contra a proposta patronal de reajuste inferior ao índice de inflação. Em reunião realizada na última quinta (3), o representante do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) apresentou a contraproposta das companhias, que prevê reajuste de 3% sobre os salários e 5% sobre os pisos.
Os dirigentes sindicais dos trabalhadores consideraram a proposta 'ridícula' e afirmaram que não irão negociar um reajuste que não reponha as perdas inflacionárias medidas pelo INPC, cuja projeção para o período é de 7,3%.

Aeronautas e aeroviários reivindicam 13% de aumento salarial e 20% sobre os pisos. Segundo eles, um reajuste de 2,6% nas tarifas aéreas já daria conta do aumento de 13%. O índice é composto pela inflação do período e o ganho de produtividade das empresas. Segundo o assessor econômico do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Claudio Toledo, as companhias aumentaram as tarifas em mais de 40% nos últimos meses.

O Snea argumenta que um aumento real dos salários pode ampliar a inflação do país. O comandante Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), ironizou a 'proposta patriótica dos empresários' e desafiou os presidentes das companhias aéreas a participar da mesa de negociações e defender pessoalmente esse índice inferior à inflação.

Na avaliação dos sindicalistas, o índice proposto pelo SNEA é o pior já defendido pelo sindicato patronal. Entre 470 negociações acompanhadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) este ano, esta seria a pior proposta apresentada aos trabalhadores, ressaltaram.

Os sindicatos entregaram a pauta de reivindicação ao SNEA no dia 15 de setembro, duas semanas antes do prazo, para evitar que as negociações ultrapassassem a data-base, em 1º de dezembro. Mesmo recebendo a pauta adiantada, as empresas levaram 49 dias para apresentar uma contraproposta.

Participam da campanha salarial unificada a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Sindicato Nacional dos Aeroviários, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, o Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco e o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, ligados à CUT, mais a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo (FNTTA),  o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Aéreo do Município do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo, ligados à Força Sindical.


As informações são"Rede Brasil Atual".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.