Grupo12Aérea

Guarulhos terá concessão de 20 anos, Brasília de 25 e Viracopos de 30 anos

O governo federal anunciou sexta-feira a minuta dos editais do leilão de concessão dos aeroportos de Brasília, no Distrito Federal, Viracopos (Campinas) e Guarulhos, ambos no Estado de São Paulo. Pelas regras, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ainda terá 49% de participação na gestão dos aeroportos que forem desestatizados. O leilão dos terminais foi marcado para o dia 22 de dezembro de 2011. 

O texto da minuta do edital dos três aeroportos internacionais que serão concedidos à iniciativa privada seguirá para consulta pública por um mês com o objetivo de recolher dúvidas e sugestões, segundo divulgou a Secretaria de Aviação Civil (SAC) por meio de nota. "Haverá prazo de 30 dias para que a sociedade possa se manifestar, dar sugestões", disse, em seguida, o ministro da SAC, Wagner Bittencourt. Em paralelo, de acordo co m o ministro, o governo levará as informações ao Tribunal de Contas da União (TCU), que terá prazo para se manifestar. "A agenda é intensa daqui para frente, mas bastante positiva", afirmou Bittencourt, durante entrevista coletiva. 

Empresas estrangeiras também poderão participar do processo, mas a expectativa do poder público é de que elas só entrem associadas a companhias brasileiras. As concessões terão prazo de 20 anos para Guarulhos, 25 anos para Brasília e 30 anos para Viracopos, podendo cada uma ser estendida por até 5 anos. O processo de licitação propriamente dito terá início com a publicação das minutas do edital pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac). O leilão dos 3 complexos aeroportuários se dará simultaneamente na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa); vencerá a disputa a empresa que apresentar a maior proposta sobre o valor mínimo estabelecido pelo edital.

A concessão de aeroportos à iniciativa privada vai garantir a infraestrutu ra necessária do sistema de transporte aéreo pelos próximos 30 anos, afirmou na própria sexta-feira a presidenta da República, Dilma Rousseff. "É no horizonte de 2041 que nós vamos fazer as concessões de alguns aeroportos." As melhorias nos aeroportos não têm, de acordo com a presidenta, vinculação específica com a Copa do Mundo de 2014 ou com as Olimpíadas de 2016, mas antes com o atendimento das necessidades da população. "Nós temos que fazer aeroportos para nós mesmos". Para Dilma, empresas privadas têm um papel importante e complementar na execução das grandes obras de que o País necessita. 

"O setor privado deve ser parte responsável pela modernização da infraestrutura brasileira". Dilma afirmou que as parcerias público-privadas (PPPs) são uma forma de aumentar a eficiência e reduzir gastos públicos com a gestão da infraestrutura. O governo afirma que a abertura da administração dos aeroportos para o setor privado se dá em virtude da necessidade de investimentos. A Infraero diz que, de 2003 a 2010, o aumento do número de passageiros subiu 118% no Brasil, contra uma média mundial de apenas 40%.


As informações são"Diário do Comércio, Indústria e Serviços".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.