Grupo12Horas.Aérea

NASA financia futuras companhias aeroespaciais privadas

Pouca gente sabe, mas a NASA está aposentando seus ônibus espaciais (os famosos space shuttles) pouco a pouco.
Agora, imagine um futuro em que empresas privadas constroem suas próprias naves, em substituição aos ônibus espaciais, e promovem passeios ao espaço. Esse é o mais novo sonho da agência espacial americana, que nesta semana deu o primeiro passo decisivo nesta direção.
Após uma espécie de licitação, quatro empresas receberam verba da NASA para construir suas próprias naves espaciais. É o projeto “Commercial Crew Development 2″ (literalmente, desenvolvimento de tripulação comercial 2), o CCDev2.
Essa iniciativa, além de inovadora, é sustentável. A ideia é que as empresas façam suas naves a partir de um material já existente; no caso, os ônibus espaciais aposentados da própria NASA. Em circunstâncias normais, esses equipamentos teriam de ser resgatados à Terra apenas para não se tornar Lixo Espacial. Com o CCDev2, os ônibus se transformarão em dois tipos de veículos espaciais.
O primeiro são as já citadas naves comerciais, que na teoria poderão levar cidadãos comuns ao espaço com regularidade (aqueles que puderem pagar, naturalmente, mas o preço será menos inacessível que o atual). A outra seriam naves não tripuladas que levam materiais metálicos às estações espaciais e de volta delas, função que hoje é desempenhada pelos ônibus.

Na “licitação”, não houve apenas um vencedor, mas quatro, e cada empresa ganhou uma quantia diferente. A empresa Boeing, de Houston (Texas, EUA) ganhou cerca de 143 milhões de reais. A Sierra Nevada, de Louisville (Colorado, EUA) levou 124 milhões. A empresa SpaceX, de Hawthorne (Califórnia, EUA) recebeu 116 milhões de reais para seu projeto, enquanto a Blue Origin, de Kent (Washington, EUA), ganhou 34 milhões.
Chama a atenção o fato de que apenas duas, dentre as quatro empresas, são exclusivamente voltadas à produção de itens espaciais. A Boeing também produz aviões comerciais e a Sierra Nevada constrói itens eletrônicos de vários tipos. A empresa Blue Origin, fundada pelo criador do site Amazon.com, se dedica totalmente à causa espacial. Já tem o turismo espacial como uma das pautas de desenvolvimento da companhia.
A SpaceX, no entanto, é a que já está mais avançada. É a única das quatro que já mandou de fato um veículo ao espaço, e está trabalhando em um sistema de lançamento de naves, que serve para separar o foguete do módulo espacial após o lançamento. A Boeing, por sua vez, já está desenvolvendo um módulo mais moderno, que evita lixo espacial e tem outros aprimoramentos.
É claro que esse projeto não ficará pronto do dia para a noite. Os cientistas acreditam que só ficará pronto em meados dessa década de 2010. Mas os representantes da NASA enfatizam que as metas estão sendo cumpridas no prazo, e o projeto está caminhando mais rápido do que o determinado.
Se essas quatro iniciativas decolarem, a ideia é que a licitação reabra em 2012 para mais empresas, que já terão suporte técnico básico. No futuro, poderemos ter dezenas de companhias aeroespaciais, assim como temos companhias aéreas.

Fonte/Via:HypeScience - A ciência é a grande estrela do mundo real
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Denilson Pereira

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.