Grupo12Horas.Aérea

TAM e Gol retomam operações no Rio Grande do Sul

A Gol Linhas Aéreas e a TAM Linhas Aéreas vão retomar as operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, depois que as empresas cancelaram seus voos por conta do vulcão chileno Puyehue. A Gol volta ao funcionamento após as 16h30 e a TAM retomou às 14h30.

Ambas as empresas afirmaram que estão avaliando a situação do tempo constantemente, para definir futuras alterações. Assim, os voos podem ser cancelados novamente a qualquer momento. As partidas para Argentina e Uruguai ainda estão canceladas.

De acordo com a Infraero, os cancelamentos foram uma medida de segurança adotada por algumas empresas aéreas, devido aos riscos de que as cinzas - que ontem foram vistas a até 7,5 km de altitude no município de Bagé, no sul do Estado - prejudiquem o funcionamento das turbinas das aeronaves.

Cinzas cobrem maior parte do RS
Segundo boletim divulgado às 7h30 pela Força Aérea Brasileira (FAB), baseado em informações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), as nuvens decorrentes das cinzas do vulcão chileno cobrem boa parte do céu do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a FAB, a camada vulcânica estava concentrada entre 7 mil m e 10 mil m de altitude.

Após chegar a cobrir cerca de 70% do território gaúcho, a área com ocorrência de nuvens diminuiu nesta manhã, segundo a FAB. "A camada continua se deslocando para cima, rumo a Santa Catarina, mas com a possibilidade de seguir para o Oceano Atlântico, se mantidas as atuais condições meteorológicas", diz a Força Aérea em nota.

"O CGNA tem coordenado desvios para que as aeronaves voem acima ou abaixo da camada, de forma a não ingressar nas áreas com registro de nuvens", completa.

Problema afeta aeroportos de todo o País
Os reflexos do avanço da nuvem de cinzas do vulcão chileno se estenderam por aeroportos de todo o País nesta sexta-feira. A Infraero registrava, até as 9h, cancelamento em 20,7% dos voos domésticos nos aeroportos brasileiros. Das 714 partidas previstas desde a meia-noite, 148 foram cancelados. Outros 94 voos haviam sofrido atraso superior a 30 minutos (13,2%).

Apesar de apresentar alto índice de cancelamentos (61,3%), o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, não foi afetado diretamente pelas cinzas, e sim por um denso nevoeiro que cobriu a capital paranaense nesta manhã, obrigando o fechamento do aeroporto para pousos. Das 31 partidas previstas até as 9h, 19 haviam sido canceladas e uma sofrido atraso.

Em Florianópolis (SC), o Aeroporto Hercílio Luz registrava 45,5% de cancelamento de voos. Das 11 partidas previstas, cinco foram canceladas, e uma sofreu atraso.

Em São Paulo, dos 50 voos previstos para deixar o aeroporto de Congonhas entre 0h e 9h, 17 (34%) foram cancelados. Outros três (6%) atrasaram. No terminal de Cumbica, em Guarulhos (SP), das 62 partidas previstas, 11 (17,7%) foram canceladas e 10 (16,1%) sofreram atraso.

Já no Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont registrava 10 cancelamentos entre as 36 partidas previstas (27,8%). Outros três voos sofreram atraso superior a 30 minutos. No Galeão, 6 das 42 partidas (14,3%) foram canceladas, e outras cinco atrasaram.

Fonte/Via:O Dia Online
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.
O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.