Grupo12Horas.Aérea

Aeroclube pode ser punido por acidente com bimotor


O Aeroclube de Piracicaba pode receber multa e até ser fechado por causa do acidente com o bimotor Sêneca que matou quatro pessoas na noite da última segunda-feira (16). A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proíbe que em voos de instrução outras pessoas estejam no avião além do instrutor e do aluno.
A assessoria de imprensa da Anac informou que, após toda a investigação que está sendo realizada pela aeronáutica, o caso concreto do que aconteceu no acidente com o bimotor será analisado. A partir das informações precisas e corretas sobre o caso será possível saber a punição cabível ao aeroclube.
A prática, segundo o diretor do aeroclube, Marcelo Kraide, é comum. "Isso sempre é feito (outras pessoas estarem no voo). Se fossem pessoas que não têm nada a ver e só estivesem ali para passear é uma situação. Mas não era o caso. Os dois que acompanhavam o instrutor e o aluno também eram alunos. Um deles, inclusive, só esperava a Anac fazer a liberação para ele se tornar piloto", justifica Kraide.
O diretor disse ainda que a Anac faz a fiscalização, tanto do Aeroclube quanto dos cursos oferecidos, pelo menos uma vez por ano. Segundo Kraide, a agência não encontrou nenhuma irregularidade no local, na última inspeção.
Ele sabe, entretanto, que a atividade é irregular. "A gente sabe que, pela norma da Anac, no papel, essa prática está errada. Os alunos costumam voar com mais gente assim até para treinar e se acostumar com aeronave mais pesada na decolagem e no pouso", finaliza Kraide.
Nota oficial
No Estado de São Paulo existem 59 aeroclubes. Para o especialista em aeronáutica da USP, James Rojas Waterhouse, muitos deles não oferecem condições adequadas de segurança."Logicamente existem poucas exceções. Mas, em geral, os aeroclubes não são estruturas extremamente profissionalizadas. O ensino da aviação comercial necessita de escolas muito especializadas, bem equipadas e com uma gestão profissional", disse Waterhouse.
Por meio de nota oficial encaminhada pela assessoria de imprensa, a Anac informa que "não tem por incumbência legal a melhoria das condições dos aeroclubes; a responsabilidade pelos investimentos no aeroclube é de seu administrador. A agência possui um programa nacional de fiscalização de aeroclubes, que averigua regularmente diversos quesitos, como documentação, cursos ministrados, aeronaves e instalações. Em caso de inconformidades, são tomadas as providências cabíveis pela legislação em vigor, que vão desde autuações à suspensão do funcionamento do aeroclube.”


Fonte/Via:EPTV 
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.