Grupo12Horas.Aérea

Infraero esclarece obras de reforma do aeroporto internacional de Manaus

A licitação para o início das obras de reforma do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, já está em andamento.

O anúncio foi feito na manhã de ontem (25), pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), durante audiência pública para prestar esclarecimentos sobre a reforma e para apresentar o projeto do Terminal de Passageiros I, do aeroporto.

Segundo a Infraero, espera-se que até o final de maio deste ano seja publicado o edital e, em novembro, sejam iniciadas as obras, que têm previsão de conclusão para dezembro de 2013 e devem custar mais de R$ 415 milhões.

A licitação para as obras é a de nº 009/DALC/SBEG/2011.

De acordo c om o superintendente regional da Infraero, Rubem Ferreira Lima, as obras de reforma e ampliação do aeroporto não vão atrapalhar a movimentação diária do local.

"Vamos aproveitar grande parte da estrutura que já existe, mas esse será um grande desafio. Por conta disso, estamos planejando todos os serviços e vamos realizar as obras por etapas."

Capacidade
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi inaugurado há 35 anos. Com capacidade atual para até 6,4 milhões de passageiros por ano, a Infraero espera que após a reforma a capacidade seja duplicada, chegando a 13,5 milhões de passageiros anualmente.

"O aeroporto, hoje, atende a demanda, mas precisa de uma reforma, adequação e melhoria em sua estrutura. O quantitativo é atendido, mas é preciso modernizar", apontou. De acordo com Lima, a área internacional é uma das áreas mais críticas do aeroporto.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui estrutura, como informou Lima, para re ceber aeronaves do porte de um Boeing 747-400.

A média de voos partindo e chegando em Manaus é de 130/dia, com média de 6,5 mil passageiros, um número parecido com o aeroporto de Belém.

Ampliação
De acordo com o projeto da Infraero, haverá aumento no espaço físico das áreas operacionais, administrativas e comerciais - passando de quase 33 mil metros quadrados para mais de 86 mil. As áreas de embarque e desembarque também vão ser ampliadas.

De atuais 4 mil metros quadrados no total, o saguão de embarque terá mais de 4 mil metros quadrados, e o de desembarque mais de 7 mil. O estacionamento passará de somente 772 vagas para 2,26 mil, contando com vagas para idosos, deficientes.

A modernização do aeroporto prevê, ainda, a substituição de equipamentos como elevadores, esteiras, escadas rolantes, pontes de embarque e check-in. As espécies vivas do lago artificial vão para aquaterrários localizados dentro do aeroporto.


Fonte/Via: Portal A Crítica, por Mellanie Hasimoto
Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência. O conteúdo divulgado e de Responsabilidade de:Alan Alves

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.