Grupo12Horas.Aérea

Interrogatório de pilotos do Legacy muda para Nova York


A Justiça Federal autorizou pedido da defesa dos pilotos do jato Legacy e o depoimento deles no processo sobre o acidente com o Boeing da Gol que matou 154 pessoas em 2006 foi mudado de cidade nos Estados Unidos.

Joseph Lepore e Jan Paul Paladino prestarão depoimento por videoconferência na quarta (30) e quinta-feira na Justiça Federal americana em Nova York --antes, falariam no consulado brasileiro em Washington.

O juiz federal Murilo Mendes, responsável pelo caso, vai colher os depoimentos na sede do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, em Brasília.

No final do ano passado, o processo que apura o acidente foi dividido em dois: um cuida dos pilotos --acusados de "atentado contra a segurança do transporte aéreo"-- e outro dos controladores de voo --acusados por erros que contribuíram para a colisão das aeronaves.

O objetivo foi acelerar o julgamento dos pilotos americanos.

Na semana passada, a Vara Federal de Sinop (MT) recebeu as traduções das declarações juramentadas das testemunhas de defesa dos pilotos que moram nos EUA. O juiz havia determinado que elas também fossem ouvidas por videocoferência, mas os advogados pediram para enviar as declarações por escrito.

PROTESTO

A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 promete realizar uma manifestação na porta do fórum federal de Long Island, em Nova York, onde ocorrerá o depoimento. Os familiares pedem a pena máxima de prisão aos pilotos e a cassação de suas das licenças para pilotar.

Atualmente, Paladino trabalha na companhia American Airlines, e Lepore continua na empresa de táxi aéreo ExcelAire, proprietária do Legacy.

Protestos estão previstos também em Brasília; na avenida Paulista, em São Paulo; no consulado americano em Porto Alegre e no Distrito Industrial de Manaus.

No dia 20, parentes das vítimas protestaram em frente ao hotel Marriot, no Rio, onde estava hospedado o presidente americano, Barack Obama.

ACIDENTE

O Boeing da Gol fazia a rota Manaus-Rio, com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país, no dia 29 de setembro de 2006, bateu no jato Legacy.

Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a cerca de 200 km do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA).

O acidente expôs a fragilidade do controle aéreo brasileiro. O assunto deflagrou ainda aberturas de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos) e investigações da Polícia Federal e Aeronáutica, que concluiu que o transponder --equipamento anticolisão-- do Legacy foi desligado durante o voo.


Via:Jornal Floripa
 Este conteúdo divulgado neste Blog, Sempre é citado como fonte e o link de referência.

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.