Grupo12Horas.Aérea

Aeroportos iniciam trabalho para combater interferência de lasers nas operações


A Infraero iniciou um trabalho de levantamento e registro das ocorrências que envolvem lasers na operação de pouso e decolagem, na região dos aeroportos sob sua administração. O objetivo é mapear esses casos para planejar ações preventivas de interferências nas operações.
Os registros começaram a ser feitos em 2010, quando as áreas de Navegação Aérea, Operações e Segurança dos aeroportos começaram a receber relatos mais frequentes de pilotos atingidos por raios de laserpoints - equipamentos similares a uma caneta que emitem uma luz capaz de alcançar distâncias de até dois mil metros. Só no ano passado, os 67 aeroportos da Rede Infraero contabilizaram 282 relatos, a maioria no estado de São Paulo.
"A Infraero tem orientado seus aeroportos a fazer o registro dessas ocorrências para que a empresa possa notificar autoridades como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e as autoridades locais, como Governos de Estado, Prefeituras e Polícias Federal, Civil e Militar,  para combater esse problema", explicou o coordenador de Segurança Operacional, Luís Xavier de Oliveira Souza.
"A pessoa que aponta um laser para uma aeronave ignora o fato de que essa luz pode ofuscar e até mesmo cegar um piloto que está nas fases críticas da operação, no procedimento de pouso ou decolagem, o que pode colocar várias vidas em risco", alertou Luís Xavier.
 


Via:Mercado e Eventos

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.