Depois de uma segunda-feira tumultuada nos aeroportos brasileiros por causa de atrasos e cancelamentos em série de voos da TAM, as operações da companhia voltaram ontem a padrões considerados normais. Balanço da Infraero mostrava que das 0h até às 17h, 8% dos 590 voos programados da TAM saíram com atraso, e 4,6% foram cancelados. Na segunda-feira, no mesmo período, o índice de atrasos chegou a 17,8%, e o de cancelamentos a 15,5%. Os problemas em voos internacionais da TAM também diminuíram, com as partidas atrasadas caindo de 39,3% para 7,7%.
Os índices de atraso e cancelamento dos voos da Gol, ontem, foram maiores que os da TAM até as 17h: de 12% e 6,4%, respectivamente. Em todos os aeroportos do País, considerando todas as companhias, o índice de atrasos e cancelamentos também melhorou em relação à segunda-feira. De acordo com levantamento da Infraero, das 0h às 17h, 9,3% de todos os voos domésticos registraram atrasos (ante 11,8% no dia anterior) e 5,1% foram cancelados ( 8,5% na segunda). Em razão da situação mais tranquila, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai fazer um balanço da situação das operações da TAM hoje e que pode rever a proibição de venda de passagens da companhia aérea antes do previsto. Por causa dos problemas da segunda-feira, a Anac determinou a suspensão da venda de bilhetes da empresa até a próxima sexta-feira, dia 3. A proibição era para todas as praças. A empresa afirmou estar preparada para atender à grande demanda do período de férias. “Conforme anunciamos no início da semana passada, a partir de hoje e até 31 de janeiro, colocaremos em prática um plano de contingência para que nossos clientes não passem por contratempos ou transtornos no período de fim de ano e férias”, disse o presidente da TAM, Líbano Barroso, em nota.
Via:Portogente