O preço do combustível atingiu novos máximos desde o pico de 2008, em que foram pulverizados todos os recordes, nas duas primeiras semanas deste mês, segundo o Índice IATA do Jet Fuel, o qual mostra que o preço médio este ano subiu para os 90,5 dólares por barril, mais 28,6% que há um ano.
De acordo com o Índice, na semana terminada a 10 de Dezembro, o preço da tonelada de jet fuel estava nos 820,3 dólares, 19,3% ou 132,6 dólares acima do máximo do ano de 2009 e 28,8% ou 183,5 dólares acima do preço da semana homóloga de 2009.
Os dados históricos do Índic mostram que desde meados de Outubro de 2008 que o preço da tonelada de jet fuel não ultrapassava os 800 dólares.
A superação desta marca vem na sequência da evolução desde princípios de Fevereiro, quando foi estabelecido o preço mínimo deste ano, nos 631,9 dólares (+59,8% ou mais 236,4 euros que o mínimo do ano de 2009).
Esse mínimo foi “Sol de pouca dura”, porque no final de Abril já o preço atingia um máximo desde meados de Outubro de 2008, nos 776,6 dólares.
O preço teve então várias oscilações, mas desde Setembro que se tem mantido consistentemente acima dos 700 dólares, tendo atingido os 790,1 dólares a 12 de Novembro, que era então um novo máximo, e daí “partiu” para passar os 800 dólares já este mês.
Esta evolução segue o curso das cotações do petróleo nos mercados internacionais, que têm subido progressivamente. Hoje de manhã, o Brent, referência para o mercado português, abriu a sessão no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres nos 92,03 dólares por barril, mais 0,43 dólares que no fecho de ontem.
A subida do preço do combustível para níveis até então inimagináveis, tendo atingido os 1.424,5 dólares por barril, foi apontada pela TAP como a causa dos “paradoxos” dos anos de 2008 e 2009. No primeiro teve a maior receita de sempre e os maiores prejuízos, e no segundo teve a primeira queda da receita desde há dez anos, quando a equipa de Fernando Pinto assumiu a liderança executiva da companhia, e os melhores resultados de sempre.
Este ano, embora já tenha admitido que a TAP SA (transporte aéreo e manutenção) deverá apresentar lucros, Fernando Pinto, presidente da Administração e CEO, tem manifestado preocupação com os custos do combustível.
Ainda recentemente, quando do tradicional almoço de Natal com a imprensa, Fernando Pinto avançou que a factura de combustíveis da companhia estava com um agravamento na ordem dos 160 milhões de euros, com a grande fatia do aumento a vir da subida do preço do jet fuel.
Via:PressTur
Preço do combustível de avião atinge novos máximos desde 2008
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