Grupo12Horas.Aérea

Preço do combustível de avião atinge novos máximos desde 2008

O preço do combustível atingiu novos máximos desde o pico de 2008, em que foram pulverizados todos os recordes, nas duas primeiras semanas deste mês, segundo o Índice IATA do Jet Fuel, o qual mostra que o preço médio este ano subiu para os 90,5 dólares por barril, mais 28,6% que há um ano.
De acordo com o Índice, na semana terminada a 10 de Dezembro, o preço da tonelada de jet fuel estava nos 820,3 dólares, 19,3% ou 132,6 dólares acima do máximo do ano de 2009 e 28,8% ou 183,5 dólares acima do preço da semana homóloga de 2009.
Os dados históricos do Índic mostram que desde meados de Outubro de 2008 que o preço da tonelada de jet fuel não ultrapassava os 800 dólares.
A superação desta marca vem na sequência da evolução desde princípios de Fevereiro, quando foi estabelecido o preço mínimo deste ano, nos 631,9 dólares (+59,8% ou mais 236,4 euros que o mínimo do ano de 2009).
Esse mínimo foi “Sol de pouca dura”, porque no final de Abril já o preço atingia um máximo desde meados de Outubro de 2008, nos 776,6 dólares.
O preço teve então várias oscilações, mas desde Setembro que se tem mantido consistentemente acima dos 700 dólares, tendo atingido os 790,1 dólares a 12 de Novembro, que era então um novo máximo, e daí “partiu” para passar os 800 dólares já este mês.
Esta evolução segue o curso das cotações do petróleo nos mercados internacionais, que têm subido progressivamente. Hoje de manhã, o Brent, referência para o mercado português, abriu a sessão no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres nos 92,03 dólares por barril, mais 0,43 dólares que no fecho de ontem.
A subida do preço do combustível para níveis até então inimagináveis, tendo atingido os 1.424,5 dólares por barril, foi apontada pela TAP como a causa dos “paradoxos” dos anos de 2008 e 2009. No primeiro teve a maior receita de sempre e os maiores prejuízos, e no segundo teve a primeira queda da receita desde há dez anos, quando a equipa de Fernando Pinto assumiu a liderança executiva da companhia, e os melhores resultados de sempre.
Este ano, embora já tenha admitido que a TAP SA (transporte aéreo e manutenção) deverá apresentar lucros, Fernando Pinto, presidente da Administração e CEO, tem manifestado preocupação com os custos do combustível.
Ainda recentemente, quando do tradicional almoço de Natal com a imprensa, Fernando Pinto avançou que a factura de combustíveis da companhia estava com um agravamento na ordem dos 160 milhões de euros, com a grande fatia do aumento a vir da subida do preço do jet fuel.


Via:PressTur

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.