Grupo12Horas.Aérea

Normativas de segurança de aeroportos vão mudar até 2012

Apesar das poucas exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para aeroportos de pequeno porte, a instituição tem pedido especial atenção às estratégias de segurança. A necessidade de conversa com o setor para modificar normativa de segurança já é uma realidade. Na manhã de ontem (16), durante o Congresso Abetar 2010, o gerente de segurança de Aviação Civil da Anac, Leonardo Boszcosowski, afirmou que a agência deve abrir espaço em 2011 para o diálogo com os aeroportuários com o objetivo de efetuar as mudanças.
"A normativa de segurança de proteção de aeroporto e de empresa aérea já está em revisão. A ideia é fazer um programa de segurança padronizado, com possibilidade de cada empresa fazer suas alterações e inserir seus dados para facilitar o processo de elaboração e aplicação. O objetivo é ter esse modelo de programa para cada tipo de aeroporto e empresa aérea", detalhou Boszcosowski, durante a palestra "Barreiras físicas e controle de acesso do lado ar".
De acordo com ele, os recentes incidentes ocorridos por acesso de pessoal indevido em todo o país têm preocupado os especialistas da Anac. "A gente tem visto muito caso de assalto. Recentemente, o aeroporto de Caruaru foi invadido, atropelaram a barreira e assaltaram a aeronave. No Mato Grosso também", exemplificou. 
O palestrante explicou que o investimento em segurança pode trazer um alto custo financeiro para os aeroportos de pequeno porte, mas que eles são benéficos para o funcionamento do aeroporto e para as cidades em torno do local. Entre os principais destaques desse tipo de investimento está a capacidade de estimular os voos regionais, ampliando o acesso a cidades do interior do país e facilitando o contato com hospitais e centros financeiros.
Estratégias de segurança

Os cuidados com a segurança devem ir desde o embarque e identificação de passageiros aos procedimentos de capacitação de tripulação e proteção das cabines da aeronave. Os procedimentos são regulamentados pelo Programa Nacional de Segurança de Aviação Civil, aprovado por decreto em 2010.

Para Leonardo Boszcosowski, os aeroportos de pequeno porte devem ter especial cuidado com as barreiras de segurança, dispositivos que permitem ou bloqueiam o acesso à área restrita. Os custos de construção podem ser reduzidos com o uso de barreiras naturais, como lagos e rochedos localizados nos arredores da instalação.
"O que a gente mais deve considerar na situação brasileira é o custo de manutenção. Uma vez construído o aeroporto, a vegetação cresce, a vizinhança pode chegar a forçar a entrada para ver avião, pegar objetos que caíram no local, e isso acaba facilitando o acesso indevido", argumentou.




Via:Portal CNT - Marina Severino

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.