A ampliação de opções de entretenimento a bordo é uma tendência no setor de aviação, que tem buscado acompanhar as inovações do mundo digital. Na United Airlines, a novidade é a conexão para iPod. A partir de 15 de dezembro, os voos entre Rio e Washington contarão com o sistema, que faz parte da nova configuração das cabines de primeira classe e classe executiva de três modelos de avião usados pela companhia (Boeing 767, 777 e 747). A previsão é que, em 2011, todos as aeronaves que voam entre Brasil e EUA estejam equipadas com o sistema. A companhia tem voos diários partindo de São Paulo para Washington e Chicago.
A United está investindo US$ 165 milhões na reconfiguração das cabines, que passaram a ter monitores individuais com telas de 15,4 polegadas (39cm), três vezes maiores que as anteriores. Assim, o passageiro pode conectar seu iPod no monitor e ver filmes, fotos ou qualquer outro conteúdo com mais nitidez.
O trajeto de estreia do serviço este ano, partindo do Rio, é um voo sazonal, que será feito apenas até 10 de janeiro. Já os voos que saem de São Paulo devem ter o serviço disponível a partir do ano que vem em caráter permanente. A classe econômica, porém, não será contemplada. E, embora a United disponha de internet em algumas de suas rotas nos EUA, a empresa não pretende trazer a conexão com a rede para os aviões que operam no Brasil.
TAM vai ampliar uso de celular para 40 aviõesA TAM, por sua vez, vai ampliar para 40 aeronaves em 2011 o uso do celular a bordo. O serviço está em teste desde outubro e, segundo a diretora de Marketing da aérea, Manoela Amaro, a receptividade entre os passageiros tem sido boa. Atualmente, apenas um avião está equipado com o OnAir, sistema que viabiliza as ligações durante a viagem ou o acesso à internet por meio do smartphone. A aeronave faz voos de São Paulo para Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Porto Alegre. O custo da chamada varia de R$ 6,90 a R$ 9,30 por minuto (considerando a cotação do dólar a R$ 1,6997), dependendo da operadora.
- O mundo da conectividade evoluiu. A tendência é oferecer conteúdos customizados para os passageiros e permitir que cada um traga seu próprio conteúdo. Por isso, decidimos permitir o uso do smartphone - diz Manoela.
Por enquanto, o serviço está disponível apenas em voos domésticos e permite oito chamadas ao mesmo tempo. Por meio de um aviso luminoso, semelhante ao de "apertar o cinto" os passageiros são avisados que já podem utilizar seus telefones. A partir daí, o próprio sistema faz o gerenciamento das conexões. O nono passageiro recebe um aviso de linha ocupada e, ao tentar novamente, é conectado com prioridade.
Via:O Globo