Grupo12Horas.Aérea

País precisa de mais 100 pilotos por ano para atender demanda

Em 2010, duas panes aéreas por falta de tripulação revelaram o fantasma da aviação comercial: vai faltar piloto no País. Desde 2008, licenças emitidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para piloto de linha aérea caíram quase pela metade. Mas o transporte aéreo cresceu 27% em um ano. Em jogo, está a segurança do passageiro, já que a urgência de mão de obra força empresas a contratar profissionais com menos experiência, dizem especialistas.
A grande dificuldade do setor, segundo a própria Anac, é o alto custo da formação e a debandada dos pilotos para lugares cujo mercado também é emergente, como Ásia e Oriente Médio. Só na Emirates, que tem sede em Dubai, mais de cem pilotos são brasileiros. Coincidentemente, é o mesmo número de profissionais que vai faltar anualmente para o mercado nacional.
"Pelo menos até a Copa de 2014, vamos precisar de no mínimo cem pilotos a mais por ano além do que temos hoje, em uma estimativa bastante conservadora", afirma o superintendente de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da Anac, Paulo Henrique de Noronha. Ele admite o descompasso entre a demanda do tráfego aéreo e a oferta de profissionais na área. "Se a aviação crescer 25% até 2014, vai faltar piloto, sim. E pode ser pior, pode crescer 50%."
Com o brasileiro viajando cada vez mais - os aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ganharam 20 milhões de passageiros em um ano -, empresas investem em novas rotas e aeronaves, o que demanda mais tripulação.
Pelo menos 40 novos aviões foram incorporados às frotas das quatro maiores companhias do Brasil até setembro - TAM, Gol, Azul e Webjet, segundo dados das empresas. Pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, isso implicaria em, no mínimo, 200 novos pilotos, cinco para cada aeronave. A Anac emitiu apenas 192 licenças PLA (piloto de linha aérea) de janeiro a julho deste ano.
"O que nos preocupa é o futuro. É preciso tomar medidas para que não falte piloto lá na frente. Hoje, o que vemos é uma movimentação grande de profissionais, criando até disputa entre companhias", afirma Noronha.
‘Autoescola'
Desde 2008, as licenças emitidas pela Anac caíram quase pela metade

A necessidade de mão de obra esbarra no processo de formação de um piloto, que não é simples. "Demora, é cara e ele não entra na empresa do dia para a noite, precisa de experiência. Em certo ponto, é até uma atividade elitista", explica o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, comandante Ronaldo Jenkins.
Um curso de piloto comercial - uma categoria abaixo do PLA - custa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil e credencia o profissional para trabalhar em táxi aéreo, por exemplo. Voar em linha aérea, no entanto, exige dez vezes mais horas de voo. "É como uma autoescola, porque ele tem de pagar pelas aulas práticas. E a hora de voo custa hoje, em média, R$ 350", explica Mário Renó, dono da escola de aviação TAS, em São José dos Campos.
Renó explica que as antigas fontes que abasteciam a aviação comercial secaram. "A Força Aérea Brasileira já foi responsável por suprir o mercado, hoje não mais. Depois vieram as escolas das empresas, como Varig e Vasp, que eram ótimas e forneciam gente para todo o mercado. Agora é por conta dos aeroclubes", explica.
"Por baixo dos panos, sabemos que tem empresa contratando profissionais com experiência bem baixa", conta o piloto Paulo Eduardo Santos, que trabalha em companhia aérea há 12 anos. "A gente sabe de casos de pessoas contratadas com 300 horas de voo. Se por um lado você ajuda quem está em formação, por outro prejudica a segurança do passageiro."
Jenkins vê o mesmo problema. "Antes, ninguém entrava com menos de 4 mil horas de voo. Hoje, você já contrata piloto com mil horas", afirma.


Fonte:Jornal do Comércio

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.