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companhias aéreas multas EU € 800 milhões por cartel de carga

A Comissão Europeia disse em comunicado que as transportadoras coordenada sobretaxas de combustível e segurança, sem descontos entre finais de 1999 ao início de 2006.

"É lamentável que tantos grandes companhias aéreas coordenaram os seus preços em detrimento das empresas europeias e os consumidores europeus," Concorrência Comissário Joaquín Almunia, disse.

A Comissão Europeia deu um tapa multa 340 milhões de euros, a maior, no caso, sobre o grupo franco-holandesa Air France-KLM, que foi formado a partir de uma fusão em 2004 e que adquiriu a Martinair em 2008.

Air France-KLM disse que na reação que a pena foi desproporcional e que vai apelar ao tribunal.

Ele já enfrenta um pedido de até 500 milhões de euros a partir de um grupo de empresas que inclui Ericsson (ERICb.ST) e Philips (PHG.AS), de indemnização por alegada carga aérea de fixação de preços.

CENTENAS DE demandantes particulares

empresa acções de Financiamento Internacional (TPI), que entrou com a ação em nome das empresas, disse que o número de requerentes poderão aumentar.

"Nós temos centenas de empresas à espera da decisão da Comissão antes de se inscrever", disse Peter Koutsoukis, CFI diretor. Um tribunal holandês deve ouvir o caso em 30 de março.

O regulador da UE multou a British Airways € 104.000.000, Singapore Airlines (SIAL.SI) 74.800.000 €, a Cathay Pacific (0293.HK) 57.120.000 €, a Qantas (QAN.AX) 8.900.000 € e Japão Airlines (JALFQ.PK) 35,7 milhões de euros.

Sediada em Luxemburgo, Cargolux Airlines foi multado em € 79.900.000 e LAN Chile (LAN.SN) 8.200.000 €.

Air Canada (ACa.TO), que foi multado em € 21.000.000, disse que pode recorrer da decisão. Ele também disse que tinha feito uma C 125 milhões dólares provisão relacionada ao processo em 2008 [nN09295430].

SAS (SAS.ST), que foi multado em € 70.200.000, disse que vai apelar, mas daria para a carga em seu terceiro trimestre lucro a ser anunciado na quarta-feira.

Lufthansa (LHAG.DE) foi declarado culpado de participar no cartel, mas recebeu a imunidade de castigo porque tinha alertado a Comissão para a existência do regime de fixação de preços. Swiss International Air Lines, adquirida pela Lufthansa em 2005, também escapou da multa.

(Reportagem adicional de Simon Johnson, em Estocolmo, Hefer Tim em Paris, Nicole Mordente em Vancouver, Edição de Rex Merrifield e Mahlich Greg)




Fonte:Reuters 

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