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Aeroporto tem até 300 dias para instalar equipamento de segurança

O Ministério Público Federal (MPF), em Ribeirão Preto (SP), recomendou à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que coloque em funcionamento, no prazo máximo de 300 dias (até junho de 2011), a estação Doppler (o aparelho DVOR/DME) no Aeroporto Leite Lopes o equipamento de segurança também já deverá estar homologado pelo comando da Aeronáutica.

Em 2005, foram concluídas as obras de instalações do sistema no aeroporto, mas por causa de atos de vandalismo e por problemas elétricos, causados por raios, os equipamentos foram danificados A Infraero já gastou mais de R$ 1,5 milhão com a instalação e outros R$ 400 mil deverão ser investidos agora. A Infraero informou que não foi notificada oficialmente pelo MPF, mas que participou de uma reunião com o órgão e acertou o prazo em comum acordo e está providenciando a reposição e o conserto das peças

O MPF quer ser informado bimestralmente pela Infraero sobre o andamento das providências solicitadas. Devido as atos de vandalismo e dos danos causados por raios, 14 componentes eletrônicos novos serão necessários para colocar o sistema em operação. Esse custo é estimado em R$ 400 mil e as peças serão adquiridas no exterior. O procurador da República, Andrey Borges de Mendonça, autor da recomendação, entende que a última ocorrência de descargas elétricas que impediram a instalação do aparelho foi em janeiro de 2007. Ele reconhece a dificuldade na aquisição dos equipamentos importados necessários, mas que esse problema deve ser resolvido o mais rápido possível. O prazo de 300 dias, para Mendonça, é razoável para isso.

A Infraero, por meio da Assessoria de Imprensa, informou que o prazo é suficiente e está adquirindo as peças para reposição, já que o processo licitatório está em fase de análise pela área jurídica da regional do órgão, em São Paulo. O equipamento VOR/DME auxilia a navegação aérea, fornecendo indicações da posição da aeronave no espaço aéreo.

As informações eletrônicas fornecidas à aeronave permitem que a aproximação e o pouso por instrumentos, sem referências visuais, por isso o aparelho é necessário em condições meteorológicas desfavoráveis. O Leite Lopes tem ainda, em operação, outro equipamento equivalente, o NDB, que também oferece informações eletrônicas para a aproximação e o pouso por instrumentos com toda a segurança, mas é um sistema de geração anterior ao VOR/DME.

Fonte:UAI

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