Grupo12Horas.Aérea

Oneworld e Star Alliance minimizam efeito da fusão

Dois dos grupos de alianças de companhias aéreas que dominam a indústria global buscaram minimizar as especulações de que podem perder sua presença na América do Sul com a fusão entre a TAM e a LAN. A LAN integra a aliança Oneworld e a TAM faz parte da Star Alliance desde maio. Com receita combinada de US$ 8,5 bilhões, a nova companhia ficará entre as 15 maiores do mundo e com mais poder para ditar seu papel junto à Oneworld, Star Alliance ou à SkyTeam, que tem presença relativamente fraca na região.

América do Sul e América Central estão entre as regiões de crescimento mais rápido para o tráfego aéreo e, apesar de LAN e TAM continuarem a operar como marcas separadas, fusões do tipo têm levado as companhias aéreas a se reagruparem em torno de uma única aliança.

O grupo Oneworld, liderado pela American Airlines, British Airways e sua parceira de fusão, a espanhola Iberia, pode ter mais a perder. A América Latina foi uma região de relativa força para a Oneworld com a afiliação da LAN, mas foi afetada pelo recente pedido de falência da Mexicana, que havia entrado no grupo no final do ano passado.

A operação da Oneworld foi impulsionada nas últimas semanas, depois que assegurou a longamente esperada imunidade antitruste para serviços transatlânticos e aumentou sua presença na Europa com a afiliação (ainda pendente) da Air Berlin. Em comunicado, a aliança afirmou que aguarda construir ainda mais relacionamentos de sucesso com a LAN no futuro. A American Airlines, maior companhia aérea em rotas entre Estados Unidos e América do Sul, se recusou a especular sobre quaisquer movimentos futuros, mas afirmou que avaliou sua parceria com a LAN e que espera fortalecer os elos.

Na sexta-feira passada, LAN e TAM afirmaram que pretendem expandir os serviços do Brasil e do resto da região para Europa e Estados Unidos, o que espelha os esforços da British Airways e da Iberia por meio do hub da espanhola em Madri.

A Star Alliance foi mais cautelosa, mas afirmou que espera que a TAM continue a ser membro do grupo mesmo se a consolidação levar a "efeitos futuros" sobre afiliação a alianças. Comunicado da Star Alliance diz que tanto a TAM como a aliança continuam comprometidas com a entrega de benefícios na América Latina e na rede global. O grupo é liderado pela alemã Lufthansa e pela United Airlines.

A SkyTeam se recusou a comentar se vai procurar conquistar a companhia resultante da fusão como membro, apesar de executivos sênior da aliança terem dito que querem recrutar companhias na América do Sul. A Delta Air Lines, fundadora da SkyTeam, é a segunda maior companhia aérea norte-americana em rotas de e para a América do Sul. Os planos da SkyTeam para se expandir na região podem resultar em uma oferta ousada para levar a LAN e a TAM a trocarem sua afiliação. As informações são da Dow Jones.


Fonte:LIGIA SANCHEZ Agencia Estado

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.