Grupo12Horas.Aérea

Trapalhada põe explosivo em avião

Resultou em confusão um teste de segurança antiterrorismo realizado no sábado pela polícia da Eslováquia, na Europa Central. Sem saber, um dos passageiros de um voo entre o país e a Irlanda carregou, em sua bagagem, explosivos plantados pelos próprios policiais. Ele foi detido na terça-feira, em Dublin, até que a segurança irlandesa recolhesse o material.

Ontem, o governo da Eslováquia admitiu que a medida foi um “erro bobo e não profissional”. A intenção da equipe de Polícia de Fronteira e do Exterior eslovaca era testar a segurança dos aeroportos do país. Mas o método foi um tanto curioso. No sábado, componentes de bombas foram colocados nas bagagens despachadas de nove passageiros, sem que eles fossem avisados. Na hora da inspeção, oito itens foram detectados – mas uma das bagagens acabou escapando dos policiais e do cão farejador. Com isso, 90 gramas de explosivo plástico RDX viajaram do aeroporto de Poprad, no interior da Eslováquia, até Dublin.

Segundo o ministro do Interior eslovaco, Robert Kalinak, o erro foi percebido, e o piloto do avião, informado. Ele teria decidido realizar a decolagem mesmo com os explosivos a bordo – o que, conforme Kalinak, não representava risco.

A polícia eslovaca entrou em contato com o passageiro após a aterrissagem na Irlanda para dar instruções sobre o material. O viajante foi identificado pela polícia irlandesa como Stefan Gonda, um eletricista eslovaco de 49 anos que mora na Irlanda. Informados sobre o caso apenas na segunda-feira, policiais irlandeses agiram no dia seguinte e recolheram o RDX com estardalhaço: prédios próximos foram evacuados e ruas foram fechadas, enquanto os agentes examinavam o material. Gonda ficou detido por algumas horas e foi liberado sem acusações.

Ontem, o ministro eslovaco Kalinak pediu desculpas ao governo irlandês – e também à família de Gonda – pelo episódio. O chefe da Polícia de Fronteira e do Exterior, Tibor Mako, cujo pessoal realizou o teste, ofereceu ontem sua demissão. Especialistas em segurança afirmam que o caso ilustrou a inadequação das revistas de bagagens. O ex-inspetor-geral do Departamento de Segurança Nacional irlandês, Clark Kent Ervin, qualificou a iniciativa eslovaca de uma “loucura”.

– Nunca se deve fazer um teste como esse sem que as partes envolvidas estejam inteiradas – disse Ervin.



FONTE:zero hora

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.