As pessoas voaram mais e enfrentaram menos atrasos nos voos em 2009 em comparação com os dois anos anteriores, segundo balanço divulgado na segunda-feira (4) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O ano de 2009 terminou com uma média de 11% dos embarques e desembarques com atrasos acima de 30 minutos. Em 2008, o índice foi de 17,5% e, em 2007 (ano marcado pela greve dos controladores de tráfego aéreo e pelo acidente da TAM), de 28,6%.
Já o total de embarques e desembarques passou de 110,6 milhões em 2007 para uma estimativa de 126 milhões em 2009 --só há dados confirmados até novembro, quando o total de embarques e desembarques chegou a 115 milhões.
Houve mais atrasos em janeiro e dezembro, época de maior movimentação nos aeroportos. Nesses meses, os atrasos chegaram a 15,5% e 17,7% respectivamente.
Os dois maiores aeroportos em termos de movimento no país --Cumbica e Congonhas, ambos em SP-- tiveram índice de atrasos significativamente diferentes entre si, segundo dados obtidos diretamente com a Infraero (estatal que administra os aeroportos).
Cumbica teve uma média mensal de 11,4% de voos com atrasos --com picos de 16,5% em janeiro e 17,3% em novembro--, enquanto Congonhas teve uma média de atrasos de 7,84% no mesmo período --também com taxas mais elevadas nos meses de maior movimento.
Motivos para queda
A Anac dá três explicações para a queda geral dos atrasos nos aeroportos: 1) O aumento da concorrência por conta de um maior número de empresas e aeroportos disponíveis; 2) A liberação para que o aeroporto Santos Dumont (Rio) opere voos além da ponte aérea, ocorrido em março do ano passado; 3) A distribuição de voos para horários que não sejam de pico.
Para o gerente geral de negócios da Gol, Fabio Mader, o setor aéreo voltou à normalidade das operações. "Hoje podemos dizer com muita tranquilidade que os atrasos são decorrentes da normalidade de situações relativas ao clima e dos procedimentos de check-in nos aeroportos."
A Gol/Varig teve o segundo maior índice de atrasos em janeiro do ano passado, segundo os dados da Anac (20,5%), atrás apenas da Webjet. Em dezembro, o percentual foi de 16%, abaixo da média e melhor que TAM e Webjet.
De acordo com Mader, durante a fusão da Gol e da Varig, entre 2008 e 2009, a utilização do sistema das duas companhias ao mesmo tempo fez do check-in um processo mais lento. Com a unificação do sistema e com o lançamento de totens de autoatendimento, os atrasos caíram, afirma o gerente.
Fonte: Folha Online
Passageiros voaram mais e enfrentaram menos atrasos em aeroportos em 2009
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