Grupo12Horas.Aérea

Passageiros voaram mais e enfrentaram menos atrasos em aeroportos em 2009

As pessoas voaram mais e enfrentaram menos atrasos nos voos em 2009 em comparação com os dois anos anteriores, segundo balanço divulgado na segunda-feira (4) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O ano de 2009 terminou com uma média de 11% dos embarques e desembarques com atrasos acima de 30 minutos. Em 2008, o índice foi de 17,5% e, em 2007 (ano marcado pela greve dos controladores de tráfego aéreo e pelo acidente da TAM), de 28,6%.

Já o total de embarques e desembarques passou de 110,6 milhões em 2007 para uma estimativa de 126 milhões em 2009 --só há dados confirmados até novembro, quando o total de embarques e desembarques chegou a 115 milhões.

Houve mais atrasos em janeiro e dezembro, época de maior movimentação nos aeroportos. Nesses meses, os atrasos chegaram a 15,5% e 17,7% respectivamente.

Os dois maiores aeroportos em termos de movimento no país --Cumbica e Congonhas, ambos em SP-- tiveram índice de atrasos significativamente diferentes entre si, segundo dados obtidos diretamente com a Infraero (estatal que administra os aeroportos).

Cumbica teve uma média mensal de 11,4% de voos com atrasos --com picos de 16,5% em janeiro e 17,3% em novembro--, enquanto Congonhas teve uma média de atrasos de 7,84% no mesmo período --também com taxas mais elevadas nos meses de maior movimento.

Motivos para queda

A Anac dá três explicações para a queda geral dos atrasos nos aeroportos: 1) O aumento da concorrência por conta de um maior número de empresas e aeroportos disponíveis; 2) A liberação para que o aeroporto Santos Dumont (Rio) opere voos além da ponte aérea, ocorrido em março do ano passado; 3) A distribuição de voos para horários que não sejam de pico.

Para o gerente geral de negócios da Gol, Fabio Mader, o setor aéreo voltou à normalidade das operações. "Hoje podemos dizer com muita tranquilidade que os atrasos são decorrentes da normalidade de situações relativas ao clima e dos procedimentos de check-in nos aeroportos."

A Gol/Varig teve o segundo maior índice de atrasos em janeiro do ano passado, segundo os dados da Anac (20,5%), atrás apenas da Webjet. Em dezembro, o percentual foi de 16%, abaixo da média e melhor que TAM e Webjet.

De acordo com Mader, durante a fusão da Gol e da Varig, entre 2008 e 2009, a utilização do sistema das duas companhias ao mesmo tempo fez do check-in um processo mais lento. Com a unificação do sistema e com o lançamento de totens de autoatendimento, os atrasos caíram, afirma o gerente.


Fonte: Folha Online

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.