Grupo12Horas.Aérea

EUA reforçam controle sobre voos de certos países


Os Estados Unidos anunciaram neste domingo um reforço do controle sobre os passageiros de voos procedentes de certos países, dez dias após o frustrado atentado contra um avião da Northwest Airlines que ligava Amsterdã a Detroit.

Por determinação da Administração da Segurança nos Transportes (TSA), foi reforçado o controle sobre todos os passageiros procedentes de países considerados patrocinadores do terrorismo "ou de qualquer outro país envolvido".

A TSA não precisa que países integram a lista do controle reforçado, mas Cuba, Irã, Sudão e Síria são os quatro estados que figuram na relação dos patrocinadores do terrorismo internacional.

Um alto funcionário americano disse à AFP que a medida inclui todos os passageiros procedentes de 14 países, incluindo Afeganistão, Líbia, Nigéria, Paquistão, Somália e Iêmen.

O procedimento será aplicado a todas as companhias aéreas, americanas ou não, a partir da meia-noite deste domingo nos Estados Unidos (03H00 Brasília de segunda-feira).

"Os indivíduos de qualquer parte do mundo que chegarem aos Estados Unidos procedentes ou após escalas nestes países patrocinadores do terrorismo (...) deverão se submeter a controles mais estritos", destaca a TSA.

A medida prevê a utilização de recursos e tecnologias avançadas de controle de passageiros e bagagens.

"Uma segurança aérea eficaz deve começar além de nossas fronteiras, e como resultado de uma cooperação extraordinária com nossos sócios da aviação mundial", destaca a TSA.

O site Politico, que cita um alto funcionário do governo, revela que "100%" dos passageiros nascidos ou procedentes destes países serão submetidos a uma revista pessoal "completa" e a inspeção "manual" de sua bagagem.

Segundo o site, "um percentual muito elevado de passageiros de todos os países" serão submetidos a controles mais rigorosos, que poderão incluir detectores de explosivos e tecnologia avançada de imagem.

No dia de Natal, o nigeriano Umar Faruk Abdulmutallab tentou explodir um avião da companhia Northwest Airlines com quase 300 pessoas a bordo, pouco antes do pouso do aparelho em Detroit (norte dos EUA). Depois de ser preso, ele admitiu ter sido treinado e equipado pela rede terrorista Al-Qaeda no Iêmen.

Abdulmutallab" viajava em um voo da companhia americana Northwest Airlines" procedente de Amsterdã.



FONTE:AFP

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.