Grupo12Horas.Aérea

América aperta segurança aérea

Todos os passageiros que viajarem para os EUA provenientes de países considerados apoiantes do terrorismo ou de possível origem de terroristas serão a partir de agora alvo de medidas adicionais de segurança, incluindo revistas corporais e de bagagem de mão, no âmbito do reforço da segurança ordenado pelo presidente Barack Obama após o atentado falhado do Dia de Natal contra um avião da Northwest Airlines.

Desde ontem, dia da entrada em vigor das novas medidas, os passageiros com passaportes de 14 países de uma ‘lista negra’ elaborada pelos EUA e que inclui, entrou outros, a Nigéria e o Iémen (respectivamente, o país onde nasceu e recebeu treino da al-Qaeda o terrorista Umar Farouk Abdulmutallab), passaram a ser, obrigatoriamente, abrangidos pelas novas medidas. Estes passageiros serão revistados e as suas bagagens de mão passadas a pente--fino, além de terem que passar por aparelhos de detecção de explosivos.

Por outro lado, todos os passageiros com destino aos EUA passam a poder ser revistados aleatoriamente. Estas medidas serão aplicadas em qualquer aeroporto no Mundo com voos destinados aos EUA.

Entretanto, a França encerrou ontem ao público a embaixada no Iémen até serem avançadas novas informações referentes a possíveis atentados terroristas naquele país. Por seu lado, as representações diplomáticas dos EUA e Reino Unido no Iémen continuaram ontem fechadas, pelo segundo dia consecutivo. Já a embaixada de Espanha, que no passado domingo restringiu o acesso ao público, embora tenha permanecido aberta, esteve ontem encerrada, segundo o diário espanhol ‘El Mundo’.

TERRORISTA RADICALIZOU-SE NO IÉMEN

O terrorista nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, acusado de ter tentado fazer explodir, no Dia de Natal, um avião da Northwest Airlines com destino a Detroit (EUA), não estava ainda radicalizado quando chegou ao Iémen, em 2004, mas, segundo um antigo professor, tornou-se rapidamente num rigoroso seguidor do Islão radical. Recorde--se que Abdulmutallab, filho de um proeminente banqueiro nigeriano, admitiu após a sua detenção pelo FBI que manteve contactos com elementos do ramo da al-Qaeda no Iémen e que foram eles que lhe deram os explosivos que usou para tentar derrubar o avião da Northwest Airlines.


FONTE:Paulo Madeira com agências

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.