A fabricante de aviões europeia Airbus superou novamente em 2009 sua eterna rival, a americana Boeing, no número de encomendas e nas aeronaves entregues, segundo informações reveladas hoje pelo jornal "A Tribune".
Com 498 aeronaves nas mãos dos compradores, a Airbus superou seu próprio recorde estabelecido em 2008 com a entrega de 483 unidades, enquanto a Boeing ficou atrás com 480 e 485 aeronaves, respectivamente, divulgou o jornal econômico francês faltando poucos dias para que os comunicados oficiais das empresas.
O fato é que, em conjunto, a filial da EADS e a gigante americana superaram os 914 unidades produzidas e entregues em 1999 que constituíam até agora o maior número de aviões novos entregues as companhias aéreas, isso em plena crise do setor da aviação.
Como justificativa para os bons resultados apontam a gestão eficaz dos pedidos, que levou a compensar as anulações de entregas a certas companhias aéreas em dificuldades com a realocação antecipada dessas mesmas aeronaves nas frotas de outras companhias. A Airbus, que deve comunicar os resultados comerciais no próximo dia 12, ultrapassou em 2009 o objetivo de pedidos de 300 aviões que havia fixado com a constatação da crise e ficou acima da Boeing neste ponto pelo sétimo ano consecutivo.
Até o final de novembro, a companhia tinha assinado contrato de venda de 437 aviões, frente aos 430 de sua rival americano.
Em termos líquidos (descontando as encomendas canceladas), a Airbus totalizava 194 no final de novembro, e a Boeing 141 em 22 de dezembro. De acordo com "A Tribune", a fabricante europeia deverá acrescentar os 30 aviões que a companhia chilena LAN anunciou em dezembro que vai comprar e, talvez também mais 15 para Malaysia Airlines, 16 para a China Eastern e 25 para United Airlines, se esses três grupos pagarem antes do dia 31 de dezembro as primeiras cotas.Quanto às expectativas para o atual ano, o jornal francês apontou que a Airbus espera entregar pelo menos o mesmo número de aeronaves de 2009, já que a redução da cadência de produção na família dos A320 (os de um só corredor) será compensada com a aceleração nas linhas de montagem dos gigantes A380. Além disso, a filial da EADS tem pendente o pedido de companhias de três ou quatro unidades de aviões da família A330/A340 (de dois corredores) inicialmente previstos para o ano passado, mas adiados para 2010. EFE
FONTE:G1