Grupo12Horas.Aérea

Avião sai da pista e parte-se em dois


Um Boeing 737-800 da American Airlines que transportava 148 passageiros e seis tripulantes despistou-se ontem ao aterrar sob intensa chuva no aeroporto Norman Manley, na capital da Jamaica, Kingston, e acabou por parar junto à praia, partindo-se em dois. Noventa pessoas foram levadas para os hospitais locais, a maioria com ferimentos ligeiros, sendo que três pessoas estão em estado grave, mas não correm risco de vida.

"O avião parecia não abrandar durante a aterragem. Ouviu--se um grande ‘bang’ e o aparelho partiu-se mesmo à minha frente", contou a passageira Naomi Palmer, ainda não totalmente refeita do choque. Um outro passageiro queixou-se de que os serviços de emergência locais foram lentos na resposta: "Estivemos à espera de socorro durante cerca de 20 minutos", afirmou indignado.

Após deslizar pela pista, o voo AA331, que partiu de Washington e fez escala em Miami, acabou por se imobilizar a cerca de cinco metros do mar – o aeroporto fica mesmo ao lado da praia. Os passageiros tiveram de ir pelo seu próprio pé até os autocarros, que os transportaram para o terminal. A maioria dos feridos tem cortes, contusões e ossos fracturados.

Tim Smith, porta-voz da American Airlines, informou que o avião terá apanhado turbulência durante o voo, e tudo indica que a causa do acidente estará relacionada com o mau tempo. Uma equipa de especialistas norte-americanos está já na Jamaica para apurar as causas do acidente.

APONTAMENTOS

SEGUNDO ACIDENTE

O acidente na Jamaica é o segundo em menos de um mês com um avião da American Airlines. No passado dia 13, um avião MD-82 despistou-se quando aterrava em Charlotte, Carolina do Norte, causando danos no aparelho, mas sem fazer feridos.

MAU TEMPO

Investigadores norte-americanos vão analisar se o avião deveria ter tido autorização para aterrar sob fortes chuvadas. Note-se que outros aviões aterraram sem problemas nas mesmas condições.

MAIORIA JAMAICANA

A maioria dos 148 passageiros do voo AA331 era jamaicana e ia passar férias com as respectivas famílias.

AEROPORTO ENCERRADO

O aeroporto Norman Manley, em Kingston (capital de Jamaica), encerrou após o acidente com o Boeing 737-800, tendo sido reaberto algumas horas depois.

ATERRAGENS DE EMERGÊNCIA

Além do Boeing 737-800, dois outros aviões, um da Spanair e outro da Rynair, realizaram ontem aterragens de emergência. O aparelho espanhol, que fazia a rota Madrid-Las Palmas, teve de aterrar de emergência no aeroporto de San Pablo, em Sevilha, na madrugada de ontem, mas felizmente ninguém ficou ferido. O aparelho sofreu uma avaria num dos motores e os 185 passageiros tiveram de passar a noite no aeroporto sevilhano, tendo seguido para Las Palmas ontem de manhã num outro aparelho da companhia. Por sua vez, um avião da Rynair proveniente de Dublin despistou-se devido ao gelo na pista quando aterrava no aeroporto escocês de Prestwick. Nenhuma das 129 pessoas que seguiam a bordo ficou ferida.


FONTE:correiomanha.pt via Paulo Olim por email

Grupo12Horas.Aérea

About Grupo12Horas.Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.